Mandamentos da Loteca

O Nosso amigo José Eraldo postou os 15 mandamentos da Loteca nos comentários do Blog, e eu não posso deixar isso só como comentário, então criei essa página para toda vez que vocês estiverem com dúvidas como jogar, sigam esses mandamentos antes de fazer seu cartão.

O botequeiro Anderson acrescentou outros 4 mandamentos e a sua Teoria de Triplos & Duplos. Por fim o botequeiro Edson acrescentou o 20° mandamento

Para a galera aí estão abaixo os 19 mandamentos, quem tiver algum novo mandamento pode nos enviar que acrescentaremos pra formarmos um manual ainda mais completo.
No final temos o Manual do Bom Apostador da Loteca – MBAL com os Mandamentos e a Teoria do Triplos & Duplos.
O lotequeiro pode baixar nosso manual que disponibilizamos na versão PDF e WORD

OS MANDAMENTOS DA LOTECA/ POR JOSÉ ERALDO MORAES e ANDERSON SILVA

1- O MANDANTE SEMPRE É FAVORITO! (JOSÉ ERALDO)
A coluna 1 estatisticamente é maioria nos resultados da Loteca, e isso não tem nada a ver com numerologia. É que os times que jogam em casa por esse motivo já ganham certo favoritismo, o que pode acentuar conforme a qualidade e tradição do time em questão.
Portanto um dos mais importantes mandamentos é nunca desprezar uma coluna 1. Jogo bom é aquele que fecha coluna 1 nos 14 jogos.

2- 2 DOS 4 MAIORES FAVORITOS NORMALMENTE NÃO GANHAM! (JOSÉ ERALDO)
Antes de cada concurso, pesquise em todos os sites de apostas como estão as preferências dos apostadores, identifique os 4 maiores favoritos, e comece a observar quantos deles vencem por concurso, a média está em 2. Dos 4 favoritos muitas vezes nenhum vence, as vezes 1, normalmente 2 vencem, as vezes 3 vencem e raramente os 4 vencem.

3- TENTAR OBSERVAR SITUAÇÕES QUE O JOGO ACARRETA! (JOSÉ ERALDO)
O estudo de cada jogo deve ser minucioso, o lotequeiro tem que tentar ver o que passa despercebido para a maioria dos apostadores, detalhes mínimos mas que pode fazer a diferença na hora do jogo. EX: A previsão meteriológica é um detalhe que faz muita diferença. Um time técnico tende a não render o esperado em um campo molhado.

4- APROVEITAMENTO DENTRO E FORA DE CASA DOS TIMES! (JOSÉ ERALDO)
Um exemplo clássico deste mandamento é o time do Grêmio de 2009. Ele não venceu nenhuma partida fora do Olímpico. No segundo turno, quando ele jogava fora de casa todo mundo sabia que era ponto garantido apostar contra o Grêmio. Tem time que fora de casa é presa fácil e dentro de casa é um leão. Tem que ter boa percepção para estas características dos times pois, faz uma grande diferença.

5- RETROSPECTO EM JOGOS ANTERIORES! (JOSÉ ERALDO)
Este mandamento é bem simples e tem tudo a ver com o 4°mandamento. O que pode ser acrescentado de alguns retrospectos que devem ser levados em conta, como por exemplo, pesquisar quantos jogo os times em questão tem vencido, perdido ou empatado consecutivamente. EX. Tivemos no 473 a 1° vitória do Bahia e do Avaí em casa e também a 1° do Coxa fora. Resumindo, se um time que se considera de razoável para bom só perde, não quer dizer que ele perderá todas o campeonato todo, você precisa começar a apostar nele.
Da mesma forma que um time por melhor que seja não vencerá todas as partidas, em algum momento ele irá perder.

6- APOSTE PELO MENOS UM EMPATE SECO SE FOR PALPITE! (JOSÉ ERALDO)
Em cada concurso analise os 14 jogos, e um dos jogos saltará aos seus olhos como sendo o empate seco da rodada. Isso nem sempre acontece, se não acontecer não force a barra, por ser um palpite bastante arriscado não se pode errar e algumas vezes ainda se erra. Mas em 80% dos casos o jogo escolhido termina empatado realmente.

7- NÃO SE JOGA MUITA COLUNA 2 A MÉDIA É DE 2 A 4 PONTOS! (JOSÉ ERALDO)
O retrospecto de poucas colunas 2 na Loteca tem obviamente tudo a ver com o 1° mandamento. Em casos raros a coluna 2 prevalece sobre a 1 portanto nada de inventar por que será jogar dinheiro fora.

8- EM JOGOS DE VIDA OU MORTE O MELHOR É UM DUPLO ABERTO! (JOSÉ ERALDO)
O mandamento é bem óbvio, em jogos decisivos onde os dois precisam vencer parece bem claro que a probabilidade do empate é menor que as outras duas colunas.

9- NÃO SE CAÇA ZEBRA SOZINHA! (JOSÉ ERALDO)
Esse talvez seja um dos mais importantes mandamentos, não se vai seco na zebra de forma nenhuma. Se o seu palpite é de que por exemplo o Tabajara vencerá o Flamengo no Maracanã você não pode ir lá e jogar seco no Tabajara, por que a Zebra é a Zebra, ninguém sabe onde ela irá aparecer, quantas irão aparecer e se vão aparecer. Normalmente a grande zebra é condicionada pelo grande favorito, e isso causa uma grande tentação de apostar seco no favorito, portanto se acreditar que a zebra vai pintar, triple o jogo, caso ela não pinte (que será o mais provável) você não perderá o ponto.

10- O MELHOR TIME MERECE RESPEITO! (JOSÉ ERALDO)
Não se pode desprezar a qualidade de um time em troca de argumentos como: motivação, campo, torcida ou qualquer outro fator secundário. O futebol é decidido basicamente em 3 fatores: técnico, físico e psicológico, mas acima de tudo o futebol é jogado e o melhor time sempre merece respeito.EX: o jogo do 473 Ponte Preta x Portuguesa, a maioria dos apostadores estavam ignorando a qualidade da Portuguesa em favor do mando de campo da Ponte e o resultado: Portuguesa venceu o jogo.

11- SEMPRE ANALISAR DESFALQUES DOS TIMES! (JOSÉ ERALDO)
Mandamento muito simples e praticado pela maioria dos lotequeiros, mas esta questão abrange um pouco mais do que meramente verificar a quantidade de desfalques, é preciso verificar a qualidade destes desfalques. EX: Se a imprensa noticiar que Deivd centroavante do Flamengo não jogará no domingo vai alterar a sua aposta? E se noticiar que Ronaldinho Gaúcho não joga? Tem desfalques que são insignificantes, portanto tem que se conhecer um pouco dos times para entender se o desfalque é desfalque mesmo ou é reforço como no exemplo acima.

12- CLÁSSICO NÃO TEM FAVORITO! (JOSÉ ERALDO)
Todo mundo que aposta na Loteca já deve ter perdido muito ponto apostando seco em favorito de clássico. Porém eles não existem! Em clássico tudo pode acontecer. Não há favorito! E na maioria das vezes quem está em pior situação vence.

13- DO 1° ATÉ O 8° FAVORITO APOSTAR EM PELO MENOS 4 ZEBRAS PERCENTUAIS! (JOSÉ ERALDO)
Seguindo o raciocino do 2°mandamento, normalmente até o 8° favorito na lista dos 14 jogos, se considera uma surpresa percentual ou até uma zebra. Portanto em média cerque esta zebra em 4 destes 8 jogos.

14- ATENTAR PARA A MÉDIAS DOS EMPATES QUE É DE 3 A 5! (JOSÉ ERALDO)
Tem a ver também com o mandamento 7, deve se atentar para não apostar em muitos empates pois, normalmente eles não ultrapassam a média. Neste ano tivemos 1 ou 2 concursos que ultrapassaram esta média.

15- O PARA UM BOM PALPITE NÃO EXISTE REGRAS! (JOSÉ ERALDO)
Este é talvez o mais importante mandamento. O instinto, o palpite, a intuição não deve ser engessada por nenhuma das regras acima. Tem jogos que você tem tanta certeza que determinado time vai ganhar que você não deve mudar esse palpite por conta de nada, muito menos por palpite dos outros. O cuidado que se deve ter é não confundir intuição com favoritismo. EX: jogo Corinthians x Unidos da Mossoroca aí você vai e diz: “To com um palpite que o Corinthians vai vencer!” É óbvio que o Corinthians vai vencer!!! Isso não é intuição isso é favoritismo. Intuição forte é naquele jogo que ninguém, ou a minoria pensa igual a você.

16- APOSTE SEMPRE – EM TODOS OS CONCURSOS! (ANDERSON SILVA)
O bom lotequeiro não desanima em um teste teoricamente difícil. Só ganha quem aposta. Assim o bom lotequeiro está sempre fazendo uma apostinha, nem que seja um simples duplo. Estatisticamente você sempre terá uma chance, caso tenha feito sua aposta. Em Estatísticas estuda-se que a frequência quando considerada em um longo período revela resultados semelhantes em determinados fatos. Você terá feito muitas vezes de 7 a 10 acertos. Algumas vezes 11 ou 12. E em alguns momentos vai haver feito 13 e quem sabe até 14.

17- APOSTE MAIS TRIPLOS E MENOS DUPLOS! (ANDERSON SILVA)
O Triplo garante o acerto e o duplo não garante absolutamente nada. O ideal é sempre colocar triplos em clássicos. O Jogo de 1 Triplo garante mais que um jogo de 2 duplos. Um jogo de 1 triplo custa R$ 1,50 e dois duplos custa 2,00. Leiam abaixo a teoria dos Triplos & Duplos.

18- NÃO CONFUNDA APOSTAS COM FAVORITISMO! (ANDERSON SILVA)
Com a pulverização do conhecimento através da internet, muitos lotequeiros buscam informações na rede em sites especializados. O bom apostador da loteca não deve confundir as tabelas que são apresentadas nos principais sites. Por exemplo, os sites Aposte Bem e Aposte na Sorte divulgam tabelas com dados que muitos lotequeiros confundem. As tabelas não mostram quem são os favoritos. As tabelas apresentadas mostram em quem os lotequeiros estão apostando.
Um exemplo o Brasil na Copa América jogando contra o Paraguai estava com cerca de 80% de apostas, mas isso não significa que tem 80% de favoritismo. Se a seleção Brasileira jogar 10 vezes contra o Paraguai dificilmente vencerá 8 (oito). Alguém acredita que o Paraguai vai perder 8 (oito) jogos em 10 (dez) contra o Brasil e vencerá no máximo um e empatar outro? As tabelas destes sites são excelentes para fazermos o cálculo prévio de acertadores do rateio. Um boa tabela de favoritos é a do site BrasilBol, por sua vez esta tabela não funciona bem para sabermos os acertadores do rateio. Cada tabela de dados tem um objetivo.

19- O BOM LOTEQUEIRO JOGA POR PRAZER DE GOSTAR DO FUTEBOL E TEM A CONSCIÊNCIA QUE A LOTECA É UMA DAS LOTERIAS MAIS FÁCEIS! (ANDERSON SILVA)
As loterias de um modo geral não existem pra as pessoas ganharem. São ótimas fontes de arrecadação do Governo. A parte destinada ao prêmio é menos da metade da arrecadação. Os apostadores de um modo geral procuram altos prêmios. A Loteca não paga tanto quanto loterias baseadas em sorteios como a Mega Sena e a Quina. O bom lotequeiro deve gostar de futebol, deve procurar acompanhar o esporte que é o tema da Loteca. Ainda assim é importante o lotequeiro ter consciência que a Loteca é uma das melhores modalidades de aposta. Estatisticamente as chances de acerto são muito maiores que, por exemplo, a Mega Sena. Um jogo de R$ 2,00 na Loteca (2 duplos) tem probabilidade de 1 em 1.1195.742, em contrapartida na Mega Sena um jogo de R$ 2,00 (1 aposta de 6 dezenas) tem probabilidade de 1 em 50.063.860. Na proporção a Loteca é cerca de 42 vezes mais fácil que a Mega Sena. Isso considerando apenas estatística. Sem considerar o aspecto qualitativo da Loteca que muitas vezes aponta mais chances de dar um coluna que outra, devido o favoritismo de um ou outro time. Na Mega Sena a possibilidade de sair a dezena n° 33 é a mesma que a de sair a dezena n° 25.

20- NÃO DEIXE DE APOSTAR EM 3 OU 4 RESULTADOS QUE VOCÊ NÃO ACREDITA QUE POSSA ACONTECER. (EDSON YASSUNAGA)

A idéia básica deste mandamento é escolher 3 ou 4 resultados que vc considera IMPOSSÍVEIS e jogar neles. Porque 3 ou 4 surpresas/zebras podem acontecer em um mesmo teste.
O fato é que a natureza da zebra é de causar choque, surpresa.
Quando acontece uma zebra a sua reação normal (ou a minha, pelo menos) é dizer: putz, eu NUNCA apostaria nisto! Eu NUNCA imaginei que ISTO pudesse acontecer!
Exemplo do último teste: alguns consideraram jogar duplo fechado no Corinthians, mas praticamente ninguém experimentou apostar no Figueirense. E deu coluna 2.
A maioria absoluta dos lotequeiros perde SEMPRE em 100% de seus volantes. E os poucos que acertam 14 ou 13 pontos provavelmente perderam em mais de 99,7% de seus volantes ao longo de todo o seu período de apostas. Ninguém ganha toda semana. Ninguém ganha todo mês. Por sinal, se alguém ganha alguma coisa a cada 3 meses já pode ser considerado um fenômeno, um Pelé da Loteca.
Poderia dizer quer o normal de um lotequeiro quente é ganhar uma vez por ano. Às vezes, nem isso. Tem gente que já ganhou umas 5 vezes na Loteca. Mas joga há mais de 10 anos.
Em virtude destes FATOS, por que não arriscar? O apostador pode montar um jogo 100% embasado no senso-comum, e a chance de ganhar algo com isso é a mesma do outro que faz um jogo absolutamente maluco. E por quê?
Por que a maior característica do futebol (e consequentemente da Loteca) é a sua capacidade de criar placares improváveis.
Quando nós fazemos um desenho mental de como será o jogo X, normalmente ocorre o que a gente prevê. Mas a questão é: e a bola, vai entrar ou não?
Só um punhadinho de exemplos:
– Cruzeiro 1×1 Palmeiras: o Cruzeiro jogou muito melhor.
– Cruzeiro 1×1 Santos: o Cruzeiro jogou muito melhor.
– Ceará 0×2 São Paulo: uma das maiores aberrações do campeonato. Placar moral: Ceará 5×1.
– Paraná 1×3 Grêmio Barueri: aberração da Série B. Foi um massacre do Paraná.
– Paraná 1×0 ABC: jogo com cheiro fortíssimo de empate e, se tivessse que ter um vencedor, seria o ABC, mas o Paraná achou um golzinho no final e faturou.
– Bahia 1×2 Santos: outra aberração. Só deu Bahia.
A desgraça de se apostar em futebol é que, inúmeras vezes, o lotequeiro acerta sua previsão de “COMO SERÁ O JOGO”. O que ele erra, na verdade, é “QUANTAS BOLAS CADA TIME VAI CONSEGUIR ENFIAR NO GOL”.
Quem apostou que o Brasil venceria o Paraguai naquele 2º jogo ficou muito próximo da verdade. Só deu Brasil. Mas o fato é que o Brasil não fez mais gols do que o Paraguai e deu coluna do meio.
Assim, na Loteca é muito fácil prever “COMO SERÁ O JOGO”. Se isto valesse para algo eu faria 14 pontos a cada 2 ou 3 semanas.
O problema é descobrir “QUANTAS BOLAS CADA TIME VAI CONSEGUIR ENFIAR NO GOL”.
Aí entra o fator sorte da Loteca. A Loteca é loteria… FATO.
Em tese, é muito mais fácil do que acertar a Mega-Sena ou a Lotofácil, e pode ser realmente, mas o apostador está sempre nas mãos do imponderável.
No futebol acertar 1 palpite de 1 único jogo é muito difícil. Imagine acertar 14 palpites combinados!
Se vc monta um esquema de desdobramentos, etc, ainda assim você tem que acertar pelo menos uns 4, 6 ou 8 secos.
Acertar 1 seco já é difícil. Quando dá a lógica, logo vem um monte de gente comentar: eu já sabia! Não podia dar outra! Não adianta procurar chifre em cabeça de cavalo! etc.
Mas e quando aparece o chifre na cabeça do cavalo? E olha que tem aparecido bastante! E justo quando a gente pensa que já conhece muito bem os times, pois já estamos na metade do campeonato.
Desta forma, a idéia do “mandamento” é: procure alguns chifres na cabeça de alguns cavalos, pois eles podem, sim, aparecer. Procure aqueles resultados que lhe parecem impossíveis, é claro que não todos eles, mas pelo menos uns 2 ou 3, e aposte neles. Sempre respeitando aqueles 9, 10 ou 11 jogos que você realmente acredita que devem acontecer

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