A Data Fifa de novembro marca uma etapa crucial nas Eliminatórias, onde mais seleções poderão carimbar o passaporte para a Copa do Mundo FIFA de 2026. Já nesta quinta-feira (13), diversos países têm a chance de garantir suas vagas no Mundial.
Europa: Cenários de Classificação
O continente europeu é um dos palcos onde a situação de classificação está mais definida para algumas seleções.
Portugal e França
Portugal, liderado por Cristiano Ronaldo, tem o caminho mais simples: basta uma vitória fora de casa contra a Irlanda para assegurar a vaga no torneio de 2026.
A França, atual vice-campeã mundial, também depende apenas de si. Uma vitória em casa sobre a Ucrânia, em um confronto direto, garante a classificação da equipe de Mbappé para a Copa.
A Situação da Noruega
A Noruega, que conta com o talento do artilheiro Erling Haaland (que busca disputar sua primeira Copa do Mundo), precisa de uma combinação de resultados: vencer a Estônia em seus domínios e torcer por um tropeço da Itália, que enfrenta a Moldávia fora de casa.
Concacaf: Vagas em Disputa
Na zona da Concacaf (América do Norte, Central e Caribe), duas seleções podem garantir a classificação para o Mundial de 48 equipes já nesta Data Fifa.
Grupo B
Em Trinidad e Tobago, a seleção pode confirmar a vaga com uma vitória sobre a Jamaica, desde que Curaçao seja derrotada por Bermuda.
Grupo C
Honduras, sob o comando do técnico Reinaldo Rueda, também tem a chance de se classificar. Para isso, precisa vencer a Nicarágua e contar com um empate no jogo entre Costa Rica e Haiti.
Repescagens Continentais: África e Ásia
O dia de Eliminatórias também conta com partidas importantes válidas pelas repescagens continentais, que complementam o panorama de acesso ao Mundial.
África
No continente africano, os confrontos Nigéria x Gabão e Camarões x RD Congo começam a definir quais equipes avançarão para a repescagem internacional.
Ásia
Na Ásia, Emirados Árabes x Iraque disputarão o jogo de ida que dará ao vencedor a possibilidade de disputar a repescagem mundial.
Vagas na Repescagem Mundial
Duas vagas na repescagem intercontinental já estão preenchidas por Bolívia (representando a América do Sul) e Nova Caledônia (Oceania).
