
Boas notícias para o Manchester United e para o técnico Ruben Amorim: o zagueiro Lisandro Martínez está oficialmente de volta. O defensor argentino retomará os treinos com o grupo principal do clube após o período de Data Fifa. Este retorno ocorre aproximadamente oito meses depois que ele sofreu uma grave lesão no joelho esquerdo.
Martínez, de 27 anos, rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho em fevereiro, durante uma partida contra o Crystal Palace. Desde então, ele esteve em um rigoroso processo de tratamento e reabilitação, acompanhado de perto pela equipe médica do United.
Na semana passada, o atleta passou por uma ressonância magnética que confirmou o sucesso do tratamento. O joelho lesionado demonstrou uma resposta positiva à carga física, e Martínez até alcançou a marca de 33,8 km/h em um teste de velocidade, indicando que está em plenas condições para avançar à próxima fase de sua recuperação, que é a reintegração aos treinos coletivos.
Os números da equipe demonstram claramente o impacto de Martínez. Na temporada anterior, o Manchester United alcançou 14 jogos sem sofrer gols, sendo que o defensor esteve em campo em oito dessas ocasiões. Desde a sua lesão, o time conseguiu manter a meta invicta em apenas cinco partidas.
A queda no desempenho geral do time também é notável. Com Lisandro Martínez em campo, os Red Devils registraram um índice de 47% de vitórias. Sem ele, essa taxa despencou para 35%, acompanhada por um aumento no número de derrotas e um visível desequilíbrio na parte defensiva.
Ruben Amorim sempre viu Lisandro Martínez como um pilar de sua defesa. Quando estava disponível, o argentino foi um titular absoluto, sendo ausência em apenas duas partidas devido a suspensão.
Embora o clube ainda não tenha uma data oficial para o seu retorno aos jogos, o planejamento é que Martínez possa voltar a atuar até o final de outubro. Caso seja necessário um período adicional para a readaptação, a expectativa é que sua reestreia ocorra no início de novembro.