UM GRINGO QUE VIU O QUE OS GRINGOS NÃO DEVEM VER!!!

jornalista-dinamarques-se-decepciona-com-fortaleza-e-desiste-de-cobrir-copa-1397599086353_615x470

Olá apaixonados pelo esporte Bretão!

A notícia mais comentada da semana, foi a do jornalista dinamarquês Mikkel Jensen que voltou para sua terra natal na segunda-feira dia 14 de se abril e deixou um sonho para trás, que era o de cobrir a Copa do Mundo aqui no Brasil.

Mikkel se preparou por dois anos para fazer essa cobertura jornalística, mas a corrupção, remoção de famílias, o fechamento de projetos sociais em comunidade, e até o desaparecimento de moradores de rua na cidade de Fortaleza, fizeram o jornalista voltar para Dinamarca, com o intuito de não ser uma das ferramentas utilizadas para impressionar os turistas para vir a Copa. Mikkel fez amizade com alguns moradores de rua, que denunciaram o desaparecimento de companheiros, que supostamente estariam sendo mortos durante a madrugada para deixar a cidade limpa para os “gringos” como ele.

O jornalista disse que talvez nunca mais volte ao Brasil, e ainda fez um apelo na Dinamarca para ninguém vir ao Brasil durante o circo da Copa do Mundo.

Confira abaixo o texto na íntegra do jornalista publicado no jornal Tribuna do Ceará.

Link: http://tribunadoceara.uol.com.br/noticias/fortaleza/jornalista-dinamarques-se-decepciona-com-fortaleza-e-desiste-de-cobrir-copa/

A Copa – uma grande ilusão preparada para os gringos

Quase dois anos e meio atrás eu estava sonhando em cobrir a Copa do Mundo no Brasil. O melhor esporte do mundo em um país maravilhoso. Eu fiz um plano e fui estudar no Brasil, aprendi português e estava preparado para voltar.

Voltei em setembro de 2013. O sonho seria cumprido. Mas hoje, dois meses antes da festa da Copa, eu decidi que não vou continuar aqui. O sonho se transformou em um pesadelo.

Durante cinco meses fiquei documentando as consequências da Copa. Existem várias: remoções, forças armadas e PMs nas comunidades, corrupção, projetos sociais fechando. Eu descobri que todos os projetos e mudanças são por causa de pessoas como eu – um gringo – e também uma parte da imprensa internacional. Eu sou um cara usado para impressionar.

Em março, eu estive em Fortaleza para conhecer a cidade mais violenta a receber um jogo de Copa do Mundo até hoje. Falei com algumas pessoas que me colocaram em contato com crianças da rua, e fiquei sabendo que algumas estão desaparecidas. Muitas vezes, são mortas quando estão dormindo à noite em área com muitos turistas. Por quê? Para deixar a cidade limpa para os gringos e a imprensa internacional? Por causa de mim?

Em Fortaleza eu encontrei com Allison, 13 anos, que vive nas ruas da cidade. Um cara com uma vida muito difícil. Ele não tinha nada – só um pacote de amendoins. Quando nos encontramos ele me ofereceu tudo o que tinha, ou seja, os amendoins. Esse cara, que não tem nada, ofereceu a única coisa de valor que tinha para um gringo que carregava equipamentos de filmagem no valor de R$ 10.000 e um Master Card no bolso. Inacreditável.

Mas a vida dele está em perigo por causa de pessoas como eu. Ele corre o risco de se tornar a próxima vítima da limpeza que acontece na cidade de Fortaleza.

Eu não posso cobrir esse evento depois de saber que o preço da Copa não só é o mais alto da história em reais – também é um preço que eu estou convencido incluindo vidas das crianças.

Hoje, vou voltar para Dinamarca e não voltarei para o Brasil. Minha presença só está contribuindo para um desagradável show do Brasil. Um show, que eu dois anos e meio atrás estava sonhando em participar, mas hoje eu vou fazer tudo o que estiver ao meu alcance para criticar e focar no preço real da Copa do Mundo do Brasil.

Alguém quer dois ingressos para França x Equador no dia 25 de junho?

Mikkel Jensen – Jornalista independente da Dinamarca

O Tribuna do Ceará entrou em contato com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) para comentar acerca da possível “matança” comentada pelo jornalista dinamarquês, mas até a publicação desta matéria não foi enviada a resposta.

(*) A pedido de Mikkel, este artigo foi publicado com o jornalista já na Dinamarca

Sobre Adriano Barbosa

Brasileiro, casado, pai de 2 filhos, formado em Administração de Empresas, Analista de Pessoal numa empresa do ramo de Cultivo de cana-de-açucar
Galeria | Esse post foi publicado em BOM SENSO FC, COPA 2014, COPA DAS CONFEDERAÇÕES, COPA DO MUNDO, COPA DO MUNDO 2014, FUTEBOL INTERNACIONAL, FUTEBOL PAULISTA, JOGO SUJO, MUNDIAL FIFA, NOTÍCIA, NOTÍCIAS ESPORTIVAS, SELEÇÃO BRASILEIRA e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

4 respostas para UM GRINGO QUE VIU O QUE OS GRINGOS NÃO DEVEM VER!!!

  1. Adriano Wagner disse:

    E aí Xará blz?
    Que bom que vc deu enfase nesse assunto. Sobre o mesmo, fiz um comentário no post das charges, que segue abaixo.
    Isso é bom para que todos os brasileiros saibam o que está acontecendo para que a Copa do Mundo seja realizada em nosso país.
    Abraços.

    Adriano Wagner disse:
    15/04/2014 às 9:03 pm
    Já que to meio azedo, vai mais uma antes de ir trabalhar.
    Ascessem o link e decida se vale a pena ou não torcer para o Brasil, torcer para jogadores que ganham milhões e não são capazes de fazer um trabalho social se quer?

    http://copadomundo.uol.com.br/noticias/redacao/2014/04/15/jornalista-dinamarques-se-decepciona-com-fortaleza-e-desiste-de-cobrir-copa.htm

    Eu já decidi, nessa Copa eu não vou torcer para o Brasil!!!

    • Adriano Wagner disse:

      E só para complementar, isso não é exclusividade do Brasil. Na época da Copa na África do Sul, vi uma reportagem semelhante feita por um canal brasileiro. E agora me pergunto. Por quê uma tv brasileira não fez esse tipo de reportagem?

      • WAGNAO /Sao Bernardo do Campo/SP disse:

        ADRIANO WAGNER !!!
        R: Nenhuma REDE de TV no MUNDO TODO,pode COBRIR o que QUER,a nao ser o que as (13 FAMILIAS + RICAS do MUNDO QUEREM.
        Veja umas coincidencias:
        ” Conte quantos bonequinhos tem,quando voce abre a pagina do Face Book,que mostra o MAPA MUNDI, e tambem veja o numero do endereço da FIESP na PAULISTA………..
        E muitas outras coisas,mas so´nao pense,ou me diga que e´coincidencia !!!
        Abraço!

  2. CEARENSE disse:

    Brasileiro que é brasileiro adora duas coisas: futebol e mulher. Imagine essas duas maravilhas juntas. Veja as torcedoras mais exibidas dos principais times do Brasil em http://www.torcedorasexibidas.com/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s