20 ANOS DO FIM DA FILA!!

timeposado_palmeiras_1993_gaz

Olá apaixonados pelo esporte Bretão!

A pedido de Ludus relembro um grande título do Verdão que hoje completou vinte anos, o fim do jejum de 17 anos, o dia em que o Verde voltou a ser cor no futebol. O Palmeiras chegava a final do Paulistão de 1993 contra o grande rival Corinthians, e para apimentar no primeiro jogo, Viola fez um gol e imitou um porco.

Combustível utilizado por Luxemburgo para motivar os jogadores do Palmeiras na grande decisão, um time com Edilson, Edmundo e Evair no ataque era uma máquina e que atropelou o Timão vencendo a partida por 3 à 0. Um regulamento estranho ainda forçava a prorrogação e caso o empate persisti-se cobrança de penaltis.

O Palmeiras precisava sair da fila, e um penalti à favor do Verdão mudou toda história, Evair em diversas entrevistas, e em um rápido bate papo que tivemos em um evento, confessou que foi o penalti mais difícil que ele bateu em toda história. Ele converteu e o placar de 3 à 0 no tempo normal, mas o 1 à o na prorrogação sagrou o Verdão campeão.

20 anos depois o Palmeiras não tem mais Edmundo, Edilson e Evair, nem a Parmalat que montou esse time, que tornou-se o clube à ser batido de 93 à 96. Ludus e Kleber sentem falta dessa época.

Sobre Adriano Barbosa

Brasileiro, casado, pai de 2 filhos, formado em Administração de Empresas, Analista de Pessoal numa empresa do ramo de Cultivo de cana-de-açucar
Galeria | Esse post foi publicado em BRASILEIRÃO, FUTEBOL PAULISTA, NOTÍCIA, NOTÍCIAS ESPORTIVAS, SÉRIE B e marcado , , . Guardar link permanente.

7 respostas para 20 ANOS DO FIM DA FILA!!

  1. WAGNAO / Sao Bernardo do Campo / SP disse:

    Bom dia Adriano,e amigos do boteco!!!
    EXCELENTE POST, os PALMEIRENSES e o PALMEIRAS merecem!!!
    ” Eu como bom CORINTHIANO que sou,tinha de ser o PRIMEIRO a COMENTAR AQUI KKKKK rsrsrs OBRIGADO POR ESPERAREM,”eu nem queria” rsrsrs apesar de EU TER TODO ESTE DIREITO!!! KKKKK….
    E´Adriano realmente nestes longinquos,”mas nem tanto”,anos de 93,94,95 e 96 ate´97 e depois as coisas se equilibraram,”CLARO A FAVOR DO CORINGAO” KKKKK todo o MUNDO FUTEBOLISTICO se curvava,AO QUE Hoje OS ENGRAÇADINHOS chamam de ELEVADOR rsrsrsrs…..MUITOS falam de OUTROS ANOS DOURADOS do VERDE,mas EU particularmente nao ACREDITO, que os anos de OUTRORA FORAM MELHORES,alem do MAS se LEVARMOS em CONTA,que a PARTIR de 90 que o FUTEBOL,REALMENTE se NIVELOU POR CIMA,com TODAS as GRANDES EQUIPES COMPETITIVAS e ainda a PORTUGUESA,GUARANI, PONTE PRETA,,BAHIA,VITORIA , SPORT voando ALTO KKKKK
    SO´para os botequeiros MAIS NOVOS terem uma ideia,(DE QUAO MARCANTE FOI ESTE TIME)ainda me lembro de todos os jogadores deste time do palmeiras:
    em pe´:Mazinho,Roberto Carlos,Cesar Sampaio,Tonhao,Sergio,Antonio Carlos

    Agachados:Edmundo,Claudio”se nao me engano”,Evair,Edilson e Zinho……
    E´pessoal do BOTECO,os caras eram FERAS MESMO,e JUNTAMENTE com o CORINTHIANS de 98,99 e 2000 foram as melhores equipes que ja´VI atuarem,DENTRO de um FUTEBOL NIVELADO,”pois na EUROPA o DINHEIRO SEMPRE FALOU MAIS ALTO”e nao DEVEMOS LEVAR EM CONTA.
    ENFIM,nao SEI COMO OS PALMEIRENSES CONSEGUEM SOFRER ESTES MAUS JOGADORES VDE HOJE EM DIA.
    Abraçao !!!

  2. Zeca Urubu disse:

    Como eu não era vivo na época da Academia de Ademir da Guia, Leivinha, Dudu, etc, que segundo os palestrinos foi o melhor time verde….dos que vi jogar, sem dúvidas, este time de 93 foi o melhor, uma verdadeira seleção…tirando o Tonhão, Claudio e Sergio, que eram limitados, o resto só jogador de seleção brasileira…impresssionante, e pq o maldito Viola foi provocar..rs

  3. Zeca Urubu disse:

    Ah…e como jogava o Edmundo…se me perguntassem hoje sem dúvidas que o Edmundo foi muito mais jogador que o Neymar ….mas, o menino Neymar ainda tá começando e pode ser mais brilhante…..

    • Zeca,

      Pra mim o Edmundo seria um atacante a nível Ronaldo e Rivaldo. Ele foi muito bom mesmo briguento.

      Um cara que é Artilheiro do Brasileiro com 29 gols em 33 rodasdas, e que seu recorde foi batido apenas na época dos pontos Corridos com 42 rodadas já sabe né.

      Edmundo foi um craque assim que muitos jogadores do Palmeiras

      • Zeca Urubu disse:

        Verdade Adriano…muito bom jogador, marcava aqueles gols sem ângulo….no próprio Corinthians teve média de quase 1 gol por partida….

  4. Guilherme disse:

    Realmente, o Time que a Parmalat montou, deixou todos os torcedores rivais preocupados na época mas, infelizmente para os palmeirenses, não fecharam com Chave de Ouro pois, o Marcos caçou Borboletas no jogo que Valia o Mundial. Abraços do Bi-Campeão Mundial FIFA. rs

  5. Obrigado Adriano pelo post, por isto que gosto muitoooooooo deste blog aqui as pessoas brincam mas com respeito, coisas que no futebol de hoje é muito difícil de se ver… o que eu vi no amistoso da seleção na Arena Grêmio contra a França foi fantástico, torcedores do Inter e do Grêmio um ao lado do outro, nesta época de 90 ainda era possível haver misturas de torcedores dentro do campo, mas hoje se isto acontecer é morte na certa.
    Em relação a este título eu jamais vou esquecer, é mais fácil eu esquecer o de 99 do que este, pois em 76 eu tinha 3 anos e foi o último paulista contra o famoso NHO QUIM XV de Piracicaba, depois deste foram anos terríveis para o Palmeiras em 86 estava eu lá na final contra a Inter de Limeira e quando o Eder Aleixo que não chutava quase nada, em uma cobrança de falta no travessão fez o Morumbi tremer, fiquei até com medo para falar a verdade mas em uma infelicidade do Denis senão me engano fez a fila alviverde aumentar.
    Em 92 batemos na trave de novo contra o São Paulo e 93 com um gol do Viola imitando o porco atrás do gol, fez o Palmeiras na semana de treinos se preparar com NITRO porém no dia 12/06/93 dia dos Namorados minha esposa tinha uma floricultura e após as 15:00hs ela não vendeu mais nada, pois a cidade de Jundiaí onde a torcida do Palmeiras é muito grande parou para ver esta final, eu não consegui sair de casa pois esperava por esta final ansiosamente, cheguei a quebrar a cama dos meus pais no segundo gol do Palmeiras pois ali já percebi que o título era nosso e a torcida tb já sabia, tanto é que na prorrogação o que se via na cidade e na Avenida 9 de Julho era um mar de bandeiras e camisas verde e nem cheguei assistir a prorrogação e fui BEBEMORAR E MUITOOOOOOOO, mas sinto muitas saudades desta década pois foram muitos títulos com certeza

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s