SÓ QUERO JUSTIÇA!

Amigos do Boteco!

Mais uma vez ouvimos falar de morte de futebol, mais uma vez uma pessoa inocente que não faz parte dos bandidos que usam o futebol como desculpa para matar vira vítima fatal. A morte do torcedor do San Jose de apenas 14 anos foi de se lamentar na noite dessa quarta-feira no confronto contra o Corinthians pela Copa Libertadores da América.

Kevin tinha apenas 14 anos e era fanático pelo San Jose

Kevin tinha apenas 14 anos e era fanático pelo San Jose

Um sinalizador lançado da torcida do Timão acertou ao rosto do garoto que foi ao estádio com seu pai ver seu time do coração. Eu tenho um filho e já o levei para ver o Corinthians jogar e não sei o que faria se acontecesse algo semelhante a ele. Doze torcedores do Timão estão presos na Bolívia até que o caso seja esclarecido, mas há quem diga que o assassino responsável por atirar o sinalizador contra a torcida adversária está no Brasil livre e solto.

Sentimentos de impunidade vem nesse momento que não será sanado com a exclusão do Corinthians da competição, ou jogar as partidas na Libertadores com os portões fechados conforme publica no site da Conmebol (Confira aqui.)

Hipócritas e os “Sabe-Tudo” das redes sociais discutiram inflamadamente a exclusão do time da Libertadores. Mas não comentaram nada sobre os tiros em direção a torcedores do Náutico nos Aflitos pela Copa do Nordeste no final de semana (Confira aqui.). A punição da Conmembol ao Corinthians foi para colocar panos quentes na opinião pública, mas vejo que as impunidades semelhantes no futebol brasileiro e sulamericano vão continuar enquanto não tivermos punições a esses vândalos.

Temos que responsabilizar o culpado por isso, e uma punição mais severa para quem vai ao jogo de futebol apenas para arrumar confusão. Na Inglaterra aonde a violência era uma das piores do mundo não acabou com a exclusão do Liverpool como noticiaram. Mudou com duras leis e prisões decretadas para quem ia ao estádio buscar confusão, e olha que lá não há alambrados separando o torcedor dos atletas.

Eu quero justiça e que o assassino seja preso pelo seu ato, e que a morte de Kevin Douglas Beltran Espada seja o começo do fim da impunidade dentro do futebol.

Sobre Adriano Barbosa

Brasileiro, casado, pai de 2 filhos, formado em Administração de Empresas, Analista de Pessoal numa empresa do ramo de Cultivo de cana-de-açucar
Galeria | Esse post foi publicado em FUTEBOL SULAMERICANO, LIBERTADORES, NOTÍCIA, NOTÍCIAS ESPORTIVAS e marcado , , , , . Guardar link permanente.

18 respostas para SÓ QUERO JUSTIÇA!

  1. Guilherme disse:

    Lamentável Adriano, Que o responsável pelo Ato, pague mesmo estando no Brasil. Que seja, identificado, preso e enviado pra Bolivia para cumprir pena. Agora, o que não pode é o Clube ser penalizado desta forma. Muito radical. Vcs se lembram, muitos Anos se passaram desde aquela final da Copa São Paulo de Juniores entre Palmeiras e São Paulo, quando ao final as duas torcidas armadas de Paus e tijolos, Barras de ferro,etc, aprontaram aquela selvageria toda? E se Palmeiras e São Paulo, fossem suspensos por 1 ano? O que a torcida falaria? Pimenta nos olhos dos outros é refresco. Não existe nada que o Corinthians possa fazer para consolar a familia da vítima. Mas, no mínimo deveria indenizá-la. Não vou nem entrar no mérito de outros Clubes como o que aconteceu na Argentina, onde houve mortes e os Clubes foram penalizados. Esta pena parece mais uma sentença sem defesa pois, 60 dias até ser jugado, já quase que acabou a Libertadores.

    • Ludus - SP disse:

      Ontem à noite a rádio Bandeirantes que tem um programa diário entrevistou 2 advogados sendo que um deles é do Timão e ele disse o seguinte: Foi criado depois daquela confusão do jogo entre SP e Tigre um documento que o advogado chamou de Diploma de Sanções Desportivas, onde o time é responsável pela torcida e cabe punições desde a mais branda tais como uma simples advertência, passando por multa, mando de campo, exclusão da torcida, perda de pontos e até mesmo ser expulso da competição.
      O advogado também citou que ficou proibido este ano o uso de qualquer tipo de artefato explosivo e achou estranho que as 2 torcidas tinham sinalizadores e que o San José poderia também ser punido.
      O outro advogado que é especialista em direito esportivo deu a entender que todos os clubes sabiam que poderiam serem punidos por causa da torcida e caso não concordassem, teriam que abrir de disputar a competição.
      É claro que o Timão de uma certa forma foi vítima, mas eu acho que punição foi certa porque atingiu justamente a torcida que foi o grande problema de tudo isso. Agora é lógico que a situação tem que ir pra frente, punindo o torcedor, para que se dê o exemplo.

      • Ludus

        Estou acompanhando isso de perto, e segundo os sites e as radios daqui na Bolivia os sinalizadores são permitidos, tanto que as torcidas de lá fazem show pirotécnicos antes das partidas. Nessa mesmo contra o Corinthians, os torcedores do San Jose fez um show com vários tipos de fogos de artifício.

        Sobre a decisão dos portões fechados, eu concordo. Só que se o autor for encontrado a punição tem que ser reavaliada.

        • Os sinalizadores que são permitidos na Bolívia, amigo Adriano, não são este que a torcida do Corinthians usou (esse que matou o menino atinge 300-400 e são usados pela marinha, diferentes dos que são usados lá que só atingem entre 30 e 60 metros e não tem potencial de matar ninguém, pois só sai um feixe), mas isso não vem ao caso, o que vem ao caso é que pegaram um artefato e apontaram na direção da torcida adversária, olha a loucura, quando o Corinthians fez o gol, ou seja, não basta fazer um gol, tem que machucar ou matar o adversário também, loucura isso…

          • André,

            Verdade, hoje vi que os artefatos utilizados eram proibidos. Primeiro quem burla uma lei para entrar com algo proibido já é culpado. Aponta-lo em direção a outra pessoa tem que ser julgado.

  2. Fernando F Vieira disse:

    A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) anunciou nesta quinta-feira que, como “medida cautelar” por conta da morte de um jovem de 14 anos durante partida na Bolívia, o Corinthians não poderá mais receber torcida em seus jogos na Copa Libertadores até que uma decisão final sobre o caso seja tomada, ou por um prazo de 60 dias (site Terra)

  3. Edmar F. Santos disse:

    É engraçado como agora aparecem “bons samaritanos” de todos os lados nas redes sociais, principalmente para metralhar o Corinthians.

    É engraçado como usam a morte de um torcedor inocente, para apimentar o ódio que existe contra a torcida adversária.

    É engraçado como o ser humano evolui em tecnologia, mas como humano continua irracional.

    É engraçado os “todos poderosos” da conmebol, só agora “mostrando preocupação” com a segurança nos estádios.

    É engraçado como só agora exitem jornalistas expondo ao extremo, a violência “burracional” que existe na libertadores (outros campeonatos também…), onde os mesmos diziam: “libertadores é assim mesmo…”

    É engraçado como tentam tampar a sujeira e a sua pouca importância com o torcedor, apenas com a punição do Corinthians.

    É engraçado como a mídia usa mortes como a desse pobre rapaz e da tragédia em santa maria, como um carro chefe de audiência.

    É engraçado como a mídia passa toda sua “solidariedade” com alguns acontecimentos, sem exibir uma gota de seu descaso.

    É engraçado como só depois que uma pessoa morre por incompetência, é que vão “tratarem de serem competentes”.

    É engraçado que para essa mídia, uma morte causada pelo, descaso, ignorância, incompetência, hipocrisia, irracionalidade e falta de humanidade, seja “mais importante” do que milhões, que morrem por não poder apenas…comer.

    É engraçado como certos torcedores demonstram todo seu “humanismo” com o episódio na Bolívia, mas muda de canal quando passa uma reportagem do nordeste, onde a seca está matando crianças.

    É realmente muito engraçado. Eu mesmo estou morrendo de “rir”.

  4. william andré dos santos disse:

    OBS…OBS…OBS…REALMENTE ISSO É UM ABSURDO EU JÁ DEIXEI DE IR AOS ESTADIOS DE FUTEBOL TEM MAIS DE 25 ANOS EU TENHO 55, A ULTIMA VEZ QUE EU FUI UM TORCEDOR COCOU O BRAÚLIO PARA FORA E URINOU NO TORCEDOR ABAIXO NO CANGOTE DO MESMO E ISSO FOI ANTES DE COMEÇAR O JOGO DO FLAMENGO X BOTAFOGO NA FINAL DO BRASILEIRO DE 1992. DEPOIS DESTA MEU S AMIGOS NUNCA MAIS O MIJÃO ESTAVA COM UM GRUPO GRANDE DE COLEGAS E AINDA ENCARNARAM O MIJADO. AGORA O PERIGO REAL E IMINENTE SÃO OS ATENTADOS TERRORISTAS, É RUIN DE EU IR A ESTADIOS DE FUTEBOL. TEM QUE LOCALIZAR ESSE MONSTRO E É IMBÉCIL QUE DEIXA ENTRAR NUM ESTADIO DE FUTEBOL COM ESSE ARTEFATO. ASSIM ESCREVEU CAPITÃO WILLIAM NINJJJA TÉCNICO ESPECIALISTA EM PETROLÉO E ENERGIA. SEM MAIS PASSAR BEM OBRIGADO POR DEIXAR EU DESABAFAR POIS ESSA ESTAVA ENGASGADO.

  5. José Eraldo disse:

    Amigos,

    Comentei basicamente o que o Edmar falou acima, a mídia vende a desgraça e os palhaços compram. Mas…este é um assunto muito complexo.
    Quanto ao ocorrido, primeiro lugar, pela imagens o que houve foi um assassinato! E o autor deve ser punido com todo o rigor da lei, se é que ela existe!
    Segundo, Pra mim o São José era o recebedor do evento e deve ser panalizado sim por permitir o uso de sinalizador no estádio. Aqui em Lages que é um sítio quando eu vou aos jogos do Catarinense com o meu filho sou revistado, minha muchila é revistada, e não passa nada, agora imagine em um jogo deste gabarito, a segurança deveria ser principio básico.
    terceiro, tirar o time do Corinthians da Libertadores seria um absurdo, mas a punição de portões fechados ao meu ver foi uma punição justa, pois a torcida causou o problema, e a torcida sofrerá as consequencias, alguns podem dizer…”ha mas e os milhares de torcedores que não participaram terão que pagar?” Sim! terão que pagar, ou então, quem estava na Bolivia e sabe quem foi que dê o seu depoimento na policia e indique o assasino.
    Outra questão que está além da cultura pobre e selvagem dos integrantes de organizadas, eles veem o companheiro fazendo merda, sabem que vai dar merda pro time mas não impedem!
    Então que sofram as consequencias.
    é lamentável que no Brasil as coisas sejam desta forma, descaso, impunidade, leis frouxas, corrupções, os governantes sabem as medidas a serem tomadas mas e o medo de estarem criando leis que futuramente poderão condená-los.

    Vida que segue…vamos ver o que rola, só sei dizer que se eu fosse Corinthiano estaria muito indignado com esta situação.

  6. Paulo Henrique - GALO DOIDO - BH disse:

    É lamentável 30.000.000 de loucos serem proibidos de ir ao campo por causa de um assassino que se diz torcedor! Desejo profundamente que identifiquem o mais rápido possível este sujeito por que o clube e a torcida não tem nada a ver com esses acontecimentos irreparáveis que acontecem infelizmente em todas as torcidas , pq assassinos como este existem infiltrados em todos os lugares e quem paga o pato somos nós apaixonados pelo futebol!

    • Deixo aqui o meu recado.

      Não SOU CONTRA as torcidas organizadas. SOU CONTRA o modelo adotado por muitos membros de liderança que os fazem tomar certos tipos de atitude. Sou associado dos Gaviões da Fiel desde 2000, e a política que há dentro desse tipo de organização se assemelha a política do País, de instituições públicas e privadas do país.

      Dentro das torcidas organizadas há pessoas que tem o interesse em apenas fazer festa nos estádios e as usa para um bem social com ações de Assistência Social. Mas há la dentro pessoas que as usam para o seu objetivo particular e que tem força política interna muito maior.

      O modelo de torcida organizada atual só reflete a nossa sociedade onde ninguém se preocupa com o bem estar social, ou simplesmente o Amor ao Próximo pedido em um dos Mandamentos de Deus. As pessoas que morrem na fila para atendimento no Hospital teria que ter o mesmo espaço na mídia de torcedores comuns que morrem em razão da violência entre torcidas.

      Em entrevista a Folha de São Paulo, um dos fundados da Gaviões da Fiel, Chico Malfitani disse que não apenas a Gaviões mudou (Ou qualquer torcida organizda), mas toda sociedade mudou “A Gaviões mudou porque a sociedade mudou. Quantas pessoas morriam assassinadas em um fim de semana de 1969? “. Não temos apenas assassinatos por causa de brigas de torcidas, temos em todos os ambitos da sociedade, hoje em dia a violência no trânsito mata por uma discussão, ou um acidente de um alcoolizado ao volante.

      Temos que parar de ser hipócritas e tratar o problema na raiz, se tivessemos leis em que o responsável por causar uma briga de torcida, ou uma agressão a outro torcedor, isso tudo mudaria. As torcidas organizadas são hoje o reflexo da sociedade em que vivemos

      Link entrevista: http://www1.folha.uol.com.br/esporte/1072393-fundador-da-gavioes-se-diz-contra-a-extincao-das-organizadas.shtml

  7. paulo sergio disse:

    O único jeito de acabar com essa violencia é tirar o time da competição, seja ele quem for corinthians, sao paulo, palmeiras, santos, flamengo, ituano, brasiliense….. qualquer time, só assim que os brasileiros vai aprender que futebol é apenas um esporte e nele só um pode sair vencedor.

  8. Luiz Roberto disse:

    Tenho um filho e imagino a dor deste Pai. Tomara que estes vagabundos fiquem presos na Bolívia. Interessante como agora todos os torcedores organizados são santos, ninguém fez nada.

  9. Marcelodauro disse:

    Estou enojado e abismado, com aquele RETARDADO q ATIROU E MIROU O ROJÃO!!!
    O mais ridículo É que 12 COMPARSAS estão presos, e não FALAM O NOME DO ASSASSINO, nem outros no mínimo 30 testemunhas que estavam ao lado do ASSASSINO!!
    O Corínthians PASSA A SER RESPONSÁVEL SIM, na medida que não está tomando esforços que deveriam ser EXCESSIVOS para se descobrir O NOME DO CALHORDA. A cúpula da Gaviões tem q delatar o nome ao Sr. André Sanches, para q possa limpar o nome da torcida e do time. Entendo q enquanto o Corínthians nem a Gavião não entregarem o nome deste animal, os 2 tem q ARCAR COM AS CONSEQUÊNCIAS desta atrocidade.
    É só uma questão da torcida ENVOLVIDA e o clube TOMAREM ALGUMA ATITUDE DE HOMEM, entregando o crápula……..

  10. oslo disse:

    Alguem conhece aquela piada….que dizia no final…quem guiou o ceguinho?

  11. oslo disse:

    Já foi o empo em que se ia aos estadios, pra ver genios jogando bola, torceedores de terno e gravata,senhoras,filhos,netos. Hoje a pagina de esportes virou pagina policial,do judiciario,e agora internacional! Tudo porque não cortaram o mal pela raiz, quando ainda havia tempo. Foram deixando,relaxando,relevando……em nome do espetaculo visual, que atrai e dá mais lucro, afinal TV é isto, imagem,emoção! Já foi véio….já foi! Fui com medo num jogo, no PACAEMBU, há mais de 10 anos, era Corinthians e Arranca Toco Futebol Clube, aquele joguinho de uma torcida só! E fui com medo! Hoje não vou nem que me pague! Não vale a pena, a vida é mais cara que mil ingressos, ou um milhão deles!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s