SPORT X GUARANI 1987

Só para relembrar o gol do título do Brasileirão de 1987.

Este foi um campeonato polêmico, pois Flamengo e Internacional que jogavam o outro módulo foram orgulhosos e se recusaram a jogar contra Sport e Guarani. O problema todo surgiu devido a rede globo da regiçao sudeste do país que vendeu a imagem de um Flamengo campeão, sem considerar o Sport.

A Copa União de 1987 era uma panelinha de clubes que se consideravam os mais grandes, mas não tinha o Sport, nem o Guarani que era o atual vice campeão Brasileiro em 1986, nem a Portuguesa que na época tinha um time fortíssimo.

Flamengo e Internacional talvez tivessem times mais fortes que Sport e Guarani, mas o jogo só se ganha com a bola rolando. Infelizmente é um ano que fica manchado na história do futebol Brasileiro, pois fica difícil reconhecer o Flamengo campeão ou o Sport campeão, pois não houve o jogo. O que a CBF de Ricardo Terra Teixeira diz não tem valor nenhum, mas o que a justiça diz podemos levar em consideração.
.

.
.
.




Sobre AndersonSilva*

Trabalho na área de transportes. Nascido no Guarujá, resido em São Paulo, sou cristão evangélico, torcedor do São Paulo Futebol Clube.
Galeria | Esse post foi publicado em BRASILEIRÃO, FUTEBOL CARIOCA, FUTEBOL NORDESTINO, FUTEBOL PAULISTA e marcado , . Guardar link permanente.

5 respostas para SPORT X GUARANI 1987

  1. wagninho corinthianinho do abcezinho rsrsrs disse:

    verdade e;REDE BOBO DE TELEVISAO ,lisura total ;a ponto de escorregar ate´das maos da justiça rsrsrs ….;pioneira em tudo rsrsrs

  2. “…Dê a Cezar o que é de Cezar e dê a Deus o que é de Deus…” Jesus Cristo!

    “…Posso não concordar com nada do que você diz, mas defenderei o seu direito de dizê-lo até a morte…” Voltaire!

    Tive o cuidado de começar a escrever minha opinião, colocando antes essas duas belíssimas citações, para deixar bem claro que, primeiro, não tentem nunca diminuir os feitos e conquistas dos outros, pois amanhã é você que pode sofrer na pele o mesmo tipo de perseguição que hoje você promove e segundo, não concordando com a sua opinião, nunca tentarei diminuir a sua pessoa para provar o meu ponto de vista e sim, trazer fatos, argumentos e a minha opinião sobre o assunto para tentar mostrar que você, talvez, esteja equivocado.

    Copa União 1987 – Divisor de águas para o futebol brasileiro, em minha opinião, onde os principais clubes do Brasil deram um basta aos desmandos da CBF corrupta e eleitoreira e resolveram promover um campeonato com os principais times do país dentro de uma fórmula vencedora para os clubes e seus torcedores.

    Os campeonatos nacionais promovidos pela CBF até então eram cheios de clubes, só para se ter uma ideia, ela pretendia promover em 1986 um brasileiro com 44 clubes, isso mesmo, 44 clubes disputando um nacional, ridículo, para pegar os 28 melhores colocados para que em 1987 essas equipes disputassem a primeira divisão, um número considerado ainda por todos os principais clubes do país um absurdo de tão alto.

    Diante disso, surgiu a iniciativa dos clubes dos 13 de fazer um campeonato brasileiro em 1987 com os principais clubes do Brasil, os filiados ao clube dos 13 e mais 3 convidados, totalizando 16 clubes.

    A Copa União foi um sucesso, estádios cheios, muitos times brigando de igual por igual pelo título daquele ano, belos espetáculos, enfim, se hoje temos um campeonato brasileiro mais enxuto e justo, devemos isso aos principais clubes do país, que com muita coragem deram um basta a CBF e revolucionaram o futebol do Brasil.

    Classificação Final da Copa União (chamado módulo verde):

    1º Flamengo (RJ)
    2º Internacional (RS)
    3º Atlético (MG)
    4º Cruzeiro (MG)
    5º Grêmio (RS)
    6º São Paulo (SP)
    7º Fluminense (RJ)
    8º Palmeiras (SP)
    9º Botafogo (RJ)
    10º Vasco (RJ)
    11º Bahia (BA)
    12º Coritiba (PR)
    13º Goiás (GO)
    14º Santa Cruz (PE)
    15º Santos (SP)
    16º Corinthians (SP)

    Classificação Final da Copa União (chamado módulo amarelo):

    1º Sport
    2º Guarani
    3º Bangu
    4º Atlético Paranaense
    5º Vitória
    6º Criciúma
    7º Portuguesa
    8º Inter de Limeira
    9º Treze
    10º Rio Branco
    11º Atlético Goianiense
    12º Ceará
    13º Náutico
    14º Joinville
    15º CSA
    16º America

    OBSERVAÇÃO: Sport Club Recife teria que em 1987 disputar a segunda divisão do brasileiro pela CBF e não a primeira divisão, caso não tivesse havido o racha dos clubes dos 13 e a CBF, Sport Clube Recife teria disputado e talvez ganho a segunda divisão do brasileiro de 1987 (como ela mesma acabou ganhando o módulo amarelo, que podemos traduzir como a segunda divisão daquele ano, pois os dois únicos times que a disputaram e que tinham direito a disputar a primeira divisão era Guarani e Bangu) e nunca a primeira divisão, não por não ter condições para isso e sim porque já que estava rebaixado para a segunda divisão.

    ### COMENTÁRIO DE ZICO SOBRE O ASSUNTO ###

    Zico criticou também a CBF por não confirmar o Flamengo como primeiro penta brasileiro.

    – Todos sabem que a CBF não reconhece o Flamengo em função de brigas politicas. Mas nós, jogadores, e não os dirigentes ganhamos o título de 1987 dentro do campo, com suor, derrotando grandes adversários, e na final o Inter, que foi um rival à altura. Isso é o que importa. A torcida sabe, a imprensa sabe. Títulos são conquistados dentro do campo e não por canetada de pessoas que fizeram história mudando regulamentos e tendo atitudes que quase nunca beneficiaram o futebol – diz.

    ### CONSIDERAÇÕES FINAIS ####

    Parabéns ao Flamengo e ao Sport Clube Recife pelas conquistas que tiveram em 1987, os dois foram campeões de seus respectivos campeonatos nacionais.

    Não irei polemizar aqui e diminuir o feito do Sport, mas não irei me calar com o fato de tentarem, até hoje, diminuir o feito do Flamengo, como mesmo Zico disse, jogos e títulos são conquistados é dentro do campo, SRN!

  3. wagninho corinthianinho do abcezinho rsrsrs disse:

    Caro, Andre´[Aracaju ];nao sabia toda a historia ,apenas ouvia dizer ;que o FLA ,supostamente teria se recusado a jogar a final contra o SPORT ;e que isto era um descumprimento de regulamento ,MAS se os fatos foram como disse ,retiro minha opiniao sobre o FLA ,mas nunca sobre a GLOBO .

  4. José Eraldo disse:

    Bom…amigos, eu até iria fazer um comentário sobre este assunto, mas o André disso tudo e mais um pouco! Não preciso colocar nenhuma virgula!
    Foi exatamente assim que aconteceu meus amigos.
    Parabéns André!
    Para mim Sport e Flamengo foram os campeões brasileiro de 1987.
    O Sport no campeonato organizado pela CBF e o Flamengo pelo campeonato do clube dos 13 que sempre é bom lembrar, participaram: Corinthians, São Paulo, Palmeiras, Vasco, Gremio, Inter…e que se fossem campeões estariam reenvindicando o seu direito também.

    Abraço a todos!

    • wagninho corinthianinho do abcezinho rsrsrs... disse:

      Minha grande duvida ??? …Cade a taça das bolinhas agora ??? Sera´que as bolinhas ,sairam rolando ???
      FINALIZANDO :FLA ;campeao da serie A ,daquele ano ….
      SPORT :campeao da serie B+C rsrsrs;daquele ano ….simples assim pq tanta polemica ;anteriormente ???….VEREDITO rsrsrs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s