NÃO QUEREMOS MATA-MATA!!! A GLOBO QUER!!!

O blogueiro Cosme Rimoli publicou um texto que nos deixou um pouco preocupado com relação a forma de disputa do Campeonato Brasileiro. Mais uma vez a emissora que se acha dona do futebol no país pensa em mudar as regras do Campeonato contrariando a forma justa de disputa e que o torcedor já se acostumou.

O texto reproduzo na íntegra.

Com média de pífios 22 pontos de audiência na conquista do Brasileiro pelo Flu, executivos da Globo voltam a pensar em mata-mata no Brasileiro. Em jogo, R$ 1,044 bilhão dos patrocinadores…

Fluminense contra São Paulo.

Dois jogos.

O primeiro em São Paulo e o segundo no Rio.

Grêmio e Atlético Mineiro.

O primeiro em Minas Gerais.

O segundo em Porto Alegre.

Os vencedores decidindo o título em duas partidas.

Estádios lotados.

A garantia de uma audiência altíssima.

O País inteiro parado acompanhando a decisão do Brasileiro.

Esta é a tese que volta a circular entre executivos da TV Globo.

O que fez muitos questionarem os pontos corridos foi domingo.

Mesmo com a dramaticidade de Palmeiras e Fluminense, o resultado foi um fiasco.

O atormentado time paulista pelo rebaixamento…

E a grande possibilidade do carioca ser tetracampeão brasileiro…

Deveria ser uma partida de congelar o sangue.

Fazer com quem goste de futebol nem pense em perder.

Até mesmo Galvão Bueno deixou Mônaco, país onde vive, para transmitir a partida.

Não foi até a distante cidade, 558 quilômetros da capital paulista.

Não enfrentou o calor afegão de 36 graus no estádio.

Tirou o microfone de Kléber Machado, Paulo Roberto e Milton Leite.

Narrou dos estúdios.

Mas a rouquidão era inconfundível.

Acreditou-se que ele por si só seria uma grande atração.

Mas veio a realidade: pífios 18 pontos do Ibope em São Paulo.

E esquálidos 22 pontos no Rio, terra do tetracampeão do Brasil.

Para desespero da emissora dona dos direitos do futebol, ainda restam três rodadas.

Três finais de semana com o campeão decidido.

A audiência vai baixar mais ainda.

Em Presidente Prudente foi um sacrifício para os câmeras.

Eles tiveram de disfarçar que o jogo que deveria ‘parar o País’ foi um vexame de público.

Dentro do faraônico estádio que homenageia José Eduardo Farah apenas oito mil pessoas.

A capacidade é mais de 44 mil torcedores.

Mais de três quartos do estádio estavam vazio, sem ninguém.

O fracasso atinge direto os patrocinadores do futebol.

Ambev, Coca-Cola, Itaú, Vivo, Volkswagen e Johnson & Johnson bancam R$ 174 milhões cada uma.

O preço é pago por inserções da marca em 105 jogos ao vivo.

Mais 1.953 inserções nas transmissões das partidas, chamadas, flashes.

E ainda intervalos comerciais dos programas que compõem a grade esportiva.

O acordo engloba o Brasileiro, estaduais, Copa do Brasil, Libertadores e jogos da seleção.

Em 2012, o futebol valeu R$ 1,044 bilhão para a Globo.

É o maior preço cobrado pelo esporte na história.

Com a proximidade da Copa do Mundo, a expectativa era de números fantásticos.

Por isso, a grande decepção neste final de Brasileiro.

O principal defensor dos pontos corridos no País hoje mora em Boca Ratón, nos Estados Unidos.

Ele mesmo.

Ricardo Terra Teixeira.

O ex-presidente da CBF quando era poderoso enfrentou a emissora carioca.

Para ele, as finais do Brasileiro eram um atraso de vida em relação à Europa.

Lá valia a justiça.

Quem somava mais pontos era campeão e acabou.

“Essa história de finais é coisa de brasileiro”, dizia em tom de desprezo.

2002 para ele foi o ponto-final.

Foi o campeonato que fez o Santos de Robinho e Diego campeão.

Por ironia, o time foi o oitavo na classificação geral.

Já eliminou, logo de cara, o primeiro colocado, o São Paulo.

Para Teixeira, acabou a injustiça em 2003.

Para muita gente da Globo, o que terminou foi a emoção.

A maior audiência.

O absurdo Campeonato Paulista, de 20 equipes, já se resolveu.

Decisão na base do mata-mata, depois de um turno só insuportável de tão longo.

José Maria Marin já ouve queixas globais sobre os pontos corridos.

Também sobre a idiota ideia de não ser entregue a taça quando há o campeão.

Vai chegar o dia em que eles darão volta olímpica mostrando e beijando garrafas de isotônicos.

A taça virou privilégio de festas da própria Globo para os melhores do campeonato.

Uma burrice.

A emissora sabota a imagem mais emocionante que poderia ter.

Apenas para mostrar seu poder no mundo do futebol.

O capitão levantar a Copa do Mundo ou a taça Libertadores é inesquecível.

Ainda bem que eles não o fazem em um rega-bofe para duas mil pessoas…

As festas da emissora poderiam acontecer sem a taça.

Mas a ganância cega.

Só que a hora é de fazer o balanço do futebol em 2012.

A poderosa Casas Bahia desistiu de continuar como patrocinadora neste ano.

Achou que não compensava pagar R$ 174 milhões.

Os índices de audiência já caíam, assim como o público no estádio.

Não há tempo para uma mudança de fórmula de disputa do Brasileiro para 2013.

Mas o fantasma do mata-mata final voltou para valer.

Nos corredores da emissora que domina o futebol no País desde a Ditadura Militar…

Sobre AndersonSilva*

Trabalho na área de transportes. Nascido no Guarujá, resido em São Paulo, sou cristão evangélico, torcedor do São Paulo Futebol Clube.
Galeria | Esse post foi publicado em BRASILEIRÃO, NOTÍCIAS ESPORTIVAS. Bookmark o link permanente.

43 respostas para NÃO QUEREMOS MATA-MATA!!! A GLOBO QUER!!!

  1. Jose Eraldo disse:

    Olha, a minha opinião é a seguinte, na verdade eu não sei como ou porque ainda não fizeram isso.
    A emissora quer o mata-mata, a maioria de torcedores brasileiros também. a questão da falta de justiça que ficou evidente no Brasileiro de 2002 quando o São Paulo era lider com uma diferença enorme para o segundo colocado e teve que jogar com o oitavo colocado que na oportunidade era o Santos de Robinho e deu no que deu. Porque então não continuam a mesma fórmula de disputa fazendo a final em dois jogos dos dois times melhores colocados, não vejo injustiça nenhuma nisso. teríamos os dois melhores decidindo, teriamos uma grandiosa final e um campeonato muito mais emocionante. Quem não lembra do timaço de Santos em 2003 lutando rodada a rodada atras do Cruzeiro de Luxemburgo, como queríamos ver uma final destes dois times. Ou Vasco X Corinthians no ano passado. Eu penso que a final deveria ter sim, seria muito mais emocionante. Sinceramente eu espero que mude o regulamento sim! Mas não classificando 8 times como foi em 2002. somente uma final!

    • lulagremio disse:

      Concordo com o Eraldo, em parte, poderia ser uma semi-final se classificando os 4 melhores, a injustiça seria menor se um quarto colocado ganhasse na semi e na final , já teria mériotos , até estar entre os quatro melhores já é um mérito , e ficaria muito mais emocionante.

      • carlos floyd disse:

        Sou Fluminense, mas quero o mata-mata também! Não suporto mais “pontos corridos” ou seja o ultimo Campeonato emocionante foi 2002. com o Santos campeão (Flu- 3 ou 4º )

    • Cezinha _ O _OBSERVADOR disse:

      ERALDO , embora seja justa a sua colocação ,a emissora vai mudar pela audiencia ,
      NÃO espere essa formula pois continuaria indo de ENCONTRO com a nessecidade da emissora , alias bem ou mal é a GLOBO que que incrementa essa incrivel verba para os clubes ,repito é INJUSTO , mas é emocinonate por demais ! TODOS VOLTAM A TER CHANCES ! Pense nisso companheiro !

  2. Cezinha _ O _OBSERVADOR disse:

    Quem manda na formula é a Globo , por culpa do FLU o campeonato terminou 3 rodadas antes , creio que irão rever a formula sim ! deverá voltar para que os 8 primeiros farão o MATA-MATA em 4 grupos de 2 times : 1° x 8° – 2° x 7° -3° x 6° e 4° x 5° com vantagem de resultados iguais ao times de 1° ao 4° , aumenta a emoção e times medianos voltam a ter alguma chance , É INJUSTO , mas pega fogo a disputa ….PENSEM ? !

  3. mauroaugustojunior disse:

    amigos bom assunto para debatermos,eu discordo de mata -mata ou semi final .o ideal seria campeao do primeiro turno com o campeao do segundo, seria entre flu e galo…….1 e 2 justo……em 99 por exemplo o cruzeiro era 0 2 e o galo era o 7 ,resultado galo venceu as duas e foi para a final.injusto nao acha …..hoje o 4 e’ o sao paulo ha 17 pontos do flu ja pensou se o sao paulo fosse campeao seria injusto… e’ isso amigos campeao do 1 com o campeao do 2……

    • WAGNAO CORINTHIANAO DO ABC disse:

      OS CLUBES Q CHEGAM NA FRENTE JOGAM ;POR RESULTADOS IGUAIS PARA SEREM CAMPEOES;QUE JA´SERIA VANTAGEM SUFICIENTE; SE OS MESMOS TIVESSEM PREPARAÇAO PSICOLOGICA ;PRA JOGOS COM MUITA PRESSAO ,VISIBILIDADE AQUI E LA´FORA,ESTADIOS CHEIOS,E O PRINCIPAL FATOR O MEDO DE PERDER NO CASO O 5a0 Paulo ,FT CORINTHIANS KKKKK TODO MUNDO SABE …

    • Kleber Torelli disse:

      Mauro eu penso como você amigo acho que deveria ser o Campeão do Primeiro Turno contra o Campeão do Segundo Turno, mas sem zerar os pontos no final do Primeiro Turno e também fazer um quadrangular de somente um jogo entre o terceiro até o sexto colocado para as vagas da Libertadores sendo o terceiro e o quarto colocado jogando em casa somente em um jogo e com a vantagem do empate.

      • Cassio disse:

        Não gosto da opção do campeão dos turnos se enfrentarem. Teve um ano, não lembro qual, que o Cruzeiro destruiu o primeiro turno. No segundo não tinha nada pra fazer e o time perdeu o ritmo, caiu de produção. O time que ganha o segundo turno está embalado e leva vantagem. Não gosto nem de lembrar desse campeonato de tanta raiva.

  4. Amigos, minha modesta opinião…

    Acredito que a fórmula de mata a mata deixaria mais difícil, mais emocionante e mais JUSTA (do ponto de vista financeiro dos clubes – está parte vou explicar mais abaixo) a disputa pelo Campeonato Brasileiro, entendam meu ponto de vista:

    Com as administrações equivocadas e criminosas de 99% dos clubes brasileiros nas gestões das últimas décadas, foi gerada dívidas enormes, processos trabalhistas, penhora de bens e de renda (praticamente a toda partida de estádio com bilheteria razoável, tem algum agente da justiça para apreender a arrecadação para pagamento de algum ex-fucionário/atleta), ou seja, fica inviável para a grande maioria dos clubes terem elencos e suportarem os gastos frente a um campeonato tão longo e consequentemente, caro do ponto de vista dos clubes manterem um time (titular) competitivo e o principal, elenco com as peças de reposição a altura dos titulares.

    Equipes tidas como pequenas teriam mais chances de brigar de igual para igual ao montarem times competitivos, de boa qualidade e o melhor, sem a necessidade de manterem também um elenco grande e caro, poucas peças de reposição por setor bastaria e a folha de pagamento seriam suportáveis para clubes com problemas financeiros e os tidos como pequenos.

    Isso nivelaria por baixo, eu sei, mas em contra-partida tornaria mais imprevisível a disputa, não é? Mas isso é assunto tão difícil e polêmico, que todos os pontos de vistas tem a sua razão…

    • WAGNAO CORINTHIANAO DO ABC disse:

      ALGUEM AI GOSTARIA DE COPA DO MUNDO , POR CORRIDOS ??? SE ALGUM DIA PENSAREM NISTO ,ANTES POREM TERMOS A PRIMEIRA EXTINÇAO DE UM ESPORTE POPULAR ….

      • WAGNAO CORINTHIANAO DO ABC disse:

        CORREÇAO :COPA DE PONTOS CORRIDOS JA´PENSOU ? ;ANTES DESSA IDEIA VIGORAR TERIAMOS A PRIMEIRA EXTINÇAO DE UM ESPORTE POPULAR…

  5. Guilherme disse:

    Mata Mata com oito equipes era muito emocionante mas, acabamos nos acostumando com o sistema atual.Últimos campeonatos só foram decididos nas rodadas finais. Só este ano, é que o Flu ganhou com três rodadas de antecedência mas, isto devido a uma série de erros da arbitragem pois senão houvesse tais erros, estariamos com a disputa até as últimas rodadas. Acredito que se a Globo chegar nos Clubes e propor a volta do sistema antigo, os Clubes irão aceitar pois ganharão mais. Eu como torcedor, estou contente com o atual método de disputa.

    • WAGNAO CORINTHIANAO DO ABC disse:

      PAZ DE CRISTO ;AMIGOS PELO VISTO POUCOS NAO CONCORDAM ,COM O ANTIGO FORMATO ;QUE DE FATO E´MUITO MELHOR PRA TODOS ;EXCETO PARA CLUBES PIPOQUEIROS COMO O SAO PAULO QUE SEMPRE TREME CONTRA GRANDES CLUBES BRASILEIROS EM DECISOES ;[ 5 eliminaçoes consecutivas em libertadores, e outras nos BRASILEIROES PASSADOS] NAO ACHO INJUSTA A FORMULA PQ ,QUEM QUER SER CAMPEAO TAMBEM TEM Q ESTAR PREPARADO PSICOLOGICAMENTE PRO VAMO VER ….

      • mauroaugustojunior disse:

        NAI SEI POR QUE VC ATACA ASSIM O SAO PAULO,DEVE SER DOR DE COTOVELO.POIS O SAO PAULO E’ O MAIS NOVO DOS GRANDES E E’ O QUE TEM MAIS TITULOS E MAIS FINAIS DE CAMPEONATOS ,FALAR DE LIBERTADORES E’ FACIL PARA OS TRICOLORES E’ O QUE MAIS DISPUTOU CONSEQUENTEMENTE E’ JUNTO COM O SANTOS O QUE MAIS VENCEU ,NUNCA FOI ELIMINADO NAS OITAVAS…..JA O SEU PERDEU PARA PALMEIRAS ,FLAMENGO E TOLIMA…. O SEU CORINTHIANS ESTA CHEGANDO AGORA,NAO TEM HISTORIA INTERNACIONAL ,VAI COM CALMA,MESMOS SENDO ELIMINADO EM BRASILEIROS COMO VC DISSE TEMOS 6,NAO SE PODE GANHAR SEMPRE ,MAS PARA UM CLUBE QUE SEMPRE ESTA EM FINAIS,O TITULO OU VICE E’ UMA
        CONSTANTE…..SE VCS NAO TIVESSEM O APITO A FAVOR TERIAM MENOS TITULOS AINDA,VIDE COPA DO BRASIL CONTRA BRASILIENSE,BRASILEIRAO CONTRA GALO 99,CRUZEIRO 2010,INTER 2005….E MUITOS OUTROS JOGOS ………RESPEITE A HISTORIA DOS CLUBES PARE DE COLOCAR APELIDOS MALDOSOS ,COMO FRAQUENGO,REBAIXERAS,5AO PAULO,SAN7OS,2002 TE LEMBRA ALGUMA COISA,ROBINHO DIEGO ……..SEUS COMENTARIOS DEVERIAM IR PARA MODERAÇAO !!!FAÇA COMENTARIOS COERENTES E COM RESPEITO ……

        • WAGNAO [opniao tecnica e fanfarrista todos teem ] disse:

          AMIGOS DESCULPEM MAS VOCES INTERPRETARAM MAL ;MEUS COMENTARIOS TODOS TEM UMA OPINIAO TECNICA e outra FANFARRISTA COMO DISSE O AMIGO KLEBER TORELLI ;A RESPEITO DE TODOS OS ASSUNTOS NA VIDA , SO´BRINQUEI PQ O PESSOAL DO BLOG ;SAO POLITICAMENTE CORRETOS NA ESCRITA , SO´ÁCHEI QUE PODIAMOS BRINCAR DESCULPAS, A TODAS AS TORCIDAS ;E´QUE O FUTEBOL PRA MIM NAO e´UMA CIENCIA EXATA E NEM UMA PAIXAO QUE ME ILUDE AO EXTREMO ;A PONTO DE NAO ME ANALISAR SE FOSSE FANATICO DISCUTINDO A FAVOR DO MEU CLUBE DE CORAÇAO.. me empolguei sabe …AGORA TECNICAMENTE FALANDO O PALMEIRAS E O SAO PAULO sem DUVIDA SAO DAS MELHORES EQUIPES SUL AMERICANAS ;SO´ESTAO NUMA FASE RUIM MAS PASSAGEIRA …..nao vao ficar chateados comigo ….

    • WAGNAO CORINTHIANAO DO ABC disse:

      AMIGO GUILHERME MINHA HUMILDE E SIMPLES PERGUNTA: VOCE JA´LEU O MESMO JORNAL ALGUMA VEZ ??? O CAMPEONATO E´CHATO POR ISSO TODO ANO SP e RIO ;VENCEM E ESTA´PERSPECTIVA E´ A MESMA PARA OS PROXIMOS ,1000 ANOS ,E SE AINDA REDUZIREM OS PARTICIPANTES PARA 16 NAO TEREMOS MAIS CLUBES DO NORDESTE ,CENTRO OESTE ,E NORTE ;MUDARIA O NOME DO CAMPEONATO SUL SUDESTE ….NAO A MESMICE ,NAO AO FORMATO GRINGO ,SIM AO FORMATO BRASILEIRO SIMPLES E MELHOR …..

  6. Marcelodauro disse:

    Para tudo! A volta do mata-mata seria um retrocesso no futebol brasileiro. Se não me engano, na época dos mata-mata, a final entre bragantino x são paulo tinha 12 mil torcedores no nabi abi chedid……
    Os 2 anos seguintes foram super emocionantes sendo decidido na última rodada.
    O q o Eraldo propôs seria até viável, desde q os 2 primeiros disputassem uma super taça, uma outra, pois a do brasileiro já estaria definido. So q para a Globo, esta ” super final” por si só não resolveria os seus problemas de audiência…….
    Mata-mata é a COPA DO BRASIL, que não é nada emocionante sem os times da libertadores!
    Quem sabe com a presença deles na copa do brasil a coisa não melhore?
    Mas campeonato, amigos é C A M P E O N A T O!!!!

  7. JUMENTONE disse:

    Não gosto de campeonato decidido nos pontos corridos. É patético e sem graça!
    Sou a favor do “mata-mata”.
    Na minha opinião, o campeonato brasileiro, series A e B, teria que ter a seguinte tabela:

    PRIMEIRO TURNO:
    Primeira Fase — Grupo A, com 10 times; grupo B, com 10 times. Os times se enfrentam, dentro dos grupos, com jogos só de ida. Os times com as 8 melhores campanhas, independentemente dos grupos em que estiverem, se classificam para o “mata-mata”.
    Quartas-de-final — 4 grupos. Os times com as melhores campanhas jogam a segunda partida em casa e por dois empates ou dois resultados iguais.
    Semifinal — 2 grupos. Os times com as melhores campanhas (somados os pontos obtidos na primeira fase com os das quartas-de-final – entenderam?) jogam a segunda partida em casa e por dois empates ou dois resultados iguais.
    Final do turno — 1 grupo. Os vencedortes, na fase anterior se enfrentam. O time com a melhor campanha (somados os pontos obtidos na primeira fase com os das quartas-de-final e da semifinal) joga a segunda partida em casa e por dois empates ou dois resultados iguais.
    Obs: o campeão do turno estará na grande final do brasileirão.

    SEGUNDO TURNO:
    Idem ao primeiro turno, porém com os times com zero ponto e com as partidas de volta, na primeira fase, dentro dos mesmos grupos.

    GRANDE FINAL — Os campeões dos turnos se enfrentam. O time com a melhor campanha (somados os pontos obtidos na primeira fase com os das quartas-de-final, semifinal e final dos dois turnos – ou seja, em todos os jogos anteriores) joga a segunda partida em casa e por dois empates ou dois resultados iguais.Nada de uma chata prorrogação. Nada da ignóbil loteria dos pênaltis.

    Caso um time conquiste os dois turnos, sagrar-se-á campeão automaticamente.
    Haverá também o “mata-mata” da morte, com os 8 times com as piores campanhas, para ver quais os 4 que cairão para a serie B (ou C). Utiliza-se os mesmos critérios do “mata-mata”, com vantagem para o time de melhor campanha.

    Pronto. Na minha opinião, essa é a tabela de um capeonato justo e emocionante.

    ABAIXO OS PONTOS CORRIDOS!!!
    Fuuuiii!!!

  8. Laerte disse:

    Amigos, na minha opinião, não deve haver nenhuma alteração. Para as duas fórmulas há os prós e os contras. O mata-mata realmente tem jogos mais emocionantes e pode dar mais chance a times menores, porém os times eliminados na primeira fase entram em férias um mês antes dos outros e ficam só assistindo o resto do campeonato, ruim para os clubes e os jogadores.
    A Copa do Brasil e a Copa Libertadores são torneios, por isso a decisão em mata-mata.
    E falando nisso, com a mudança na Copa do Brasil para o ano que vem, acredito que esta discussão estará resolvida, pois a Copa do Brasil vai durar até o final do ano, com os clubes que estavam na LIbertadores disputando também e só vai terminar dia 27 de novembro. Ou seja, os dois campeonatos vão estar terminando simultaneamente. Nas quartas os jogos das copas e no domingo o Brasileiro.

  9. lulagremio disse:

    Meus amigos com o sistema antigo, ao menos 9 titulos ficaram fora do Eixo Rio-São Paulo, ao menos de cada 3 a 4 anos tinha um time diferente desse eixo Campeão,só uma vez ficou 7 anos com o Eixo mandando, infelizmente mesmo com o sistema antigo o Eixo ganham muito mais , mas ao menos deixa um sobrinha pros outros, começou os pontos corridos esqueçeram do Cruzeiro e ele foi Campeão ,e de lá pra cá 9 anos só Cariocas e Paulistas e com o WAGNER CORINTHIANAO DO ABC FALOU VAI LEVAR 1000 anos para um time de fora do Eixo Rio-São Paulo voltar a ser Campeão.
    Vejam além da Arbitragerm erra mais e muito mais pro lado dos Cariocas e Paulistas eu disse ” ERRAR “. Até a Tabela favoreçe eles, eu sei que são mais times do Rio e de São Paulo , mas por isso mesmo a Tabela tinha que ser melhor elaborada, me desculpe amigo Eraldo vou dar exemplo sobre o Flamengo por que foi um dos casos , mas não é só com o Flamengo , é São Paulo, Fluminense, Vejam que Tabela maravilhosa:

    veja essa sequência do campeonato 2009 em que o Flamengo foi Campeão :
    Rodada 07 – 21/06-Dom – Flamengo x Internacional
    Rodada 08 – 28/06-Dom – Fluminense x Flamengo
    Rodada 09 – 05/07-Dom – Flamengo x Vitória
    Rodada 10 – 12/07-Dom – São Paulo x Flamengo
    Rodada 11 – 15/07-Qua – Flamengo x Palmeiras
    Rodada 12 – 19/07-Dom – Botafogo x Flamengo
    Rodada 13 – 22/07-Qua – Flamengo x Barueri
    Rodada 14 – 26/07-Dom – Santos x Flamengo
    Rodada 15 – 29/07-Qua – Flamengo x Atlético/MG
    Rodada 16 – 02/08-Dom – Flamengo x Náutico

    de 10 jogos o Flamengo jogou 8 partidas em casa, e 2 foras , e as 2 foras foram em São Paulo onde ele levaria 88888500 milhões de horas pra chegar de Avião, ai me dão a desculpa que o Campeonato tem muitos times do Rio e São Paulo, não justifica é só dar uma mexidinha
    de nada e mudaria tudo. O Rio ainda pior pq são apenas 4 times.Bastava colocar 3 times diferentes nessa sequência e seria mais justo.É por isso que pontos corridos já são 9 anos de Torneio Rio-São Paulo.E é por isso que eu mesmo sendo da Bahia escolhi um time fora desse Eixo pra torçer.Parabéns de novo ao WAGNER CORINTHIANAO DO ABC, que mesmo torcendo pelo Corinthinhas tb acha errado isso, parabéns tb ao Eraldo que mesmo sendo Flamenguista tb acha injusto e os times do Rio e de São Paulo não precisam disso pois são grandes times tanto que mesmo sem pontos corridos eles ganham mais, mas ao menos a disputa é mais justa e de vez em quando um time como Coritiba ,Sport, e Atlético-Pr tem chances de serem Campeões. Ou ao menos fazerem uma final.

    • WAGNAO CORINTHIANAO DO ABC disse:

      PAZ DE CRISTO AMIGOS ;FIQUEI PREOCUPADO QUANDO O AMIGO KLEBER TORELLI E OS OUTROS FALARAM QUE MEUS COMENTOS ERAM MALDOSOS A RESPEITO DE SEUS CLUBES DE CORAÇAO;MAS ESPERO QUE EU TENHA SIDO DESCULPADO .

  10. Zeca Urubu disse:

    Na minha visão, pontos corridos, sem dúvidas é mais justo….mas, futebol não tem que ter justiça tem que ter emoção…e pontos corridos é mais sem graça do que dançar com a irmã….meu time (corinthians) já ganhou duas vezes pontos corridos, e para mim, não teve graça nenhuma…não marcou…agora aquele gol to tupazinho em 1990 contra o São Paulo, nunca vou esquecer….quem não se lembra da final Fla x Bota….do Palmeiras ganhando em cima do Corinthians…fica marcado….se criam heróis, vilões….a expectativa durante a semana….as matérias…brasileiro tem mania de copiar europeu…a copa do mundo só é emocionante por causa do mata-mata, que aliás é apenas um jogo…se é injusto, nosso penta é injusto…os caras ficam 4 anos disputando eliminatórias, e em 90 minutos, vc deixa uma copa….mas, futebol é EMOÇÃO…

    ..este ano, o campeonato já acabou, só amistosos, jogos que não valem nda…apenas Sport, Bahia e Portuguesa brigando para não cair….sulamericana não vale nada….libertadores já definida…..

  11. TANTO SE LUTOU PARA SER POR PONTOS CORRIDOS O QUE ACHO MAIS CORRETO POIS NO MEU TEMPO AS DISPUTAS ERAM TODAS POR PONTOS CORRIDOS GANHAVA O MELHOR AINDA BEM QUE AQUI NAO E IGUAL ESPANHA E ITALIA QUE SO TEM 2 0U 3 CANDIDATOS AO TITULO AQUI QUALQUER TIME QUE TIVE ESTRUTURA E PLANEJAMENTO DISPUTA TODO ANO O TITULO VIDE GUARANI 1978 CORITIBA 1985 E ASSIM POR DIANTE VAMOS MUDAR PRA QUE PRA DAR MAIS AUDIENCIA PRA GLOBO JA NAO CHEGA O QUE A GLOBO NOS FAZ ENGULIR POR GOELA ABAIXO SEJA NA POLITICA LEMBRA DO COLOR E OUTROS COMO EM DIVERSOS SETORES DA SOCIEDADE PELO AMOR DE DEUS DEIXEM COMO ESTA QUE ESTA BOM DEMAIS.

    • Jose Eraldo disse:

      Amigo Reinaldo, acho que ninguem mais do que eu repudia a Globo, acho que a discução se a fórmula de mata-mata vai ajudar a Globo ou não fica em segundo plano concorda? O que penso que a galera está discutindo é realmente a fórmula Européias e fria de pontos corridos. Penso que nossos dirigentes e autoridades vivem copiando o que faz a Europa como se eles fossem sempre os exemplos a ser seguidos. E eu pergunto…porque? Se nós somos o futebol que mais ganhou títulos mundias, se o nosso futebol foi por muitos anos temido nos 4 cantos do mundo? Porque temos que seguir o exemplo da Europa? “A Eraldo porque pontos corridos é mais justo para os clubes que investem milhões” Meus amigos…investem milhões em Futebol, que é um esporte e o esporte nem sempre é justo, e aí entra em questão o que os amigos comentaram acima. “Campeonato justo mas sem emoção!” Passamos o ano inteiro torcendo para que no final tenhamos alguma emoção, e aí acontece como aconteceu este ano, a arbitragem ajuda demais o lider, tanto que chega a nos causar desconfiança, e ficamos aqui batendo palma para o nosso brilhante campeonato brasileiro que terá ainda 24 jogos absolutamente amistosos.
      Acho a idéia de classificar 8 times muito absurda, a idéia de jogar o campeão do 1°turno com o campeão do 2° também inviável, pois o time que vencer o primeiro turno vai relaxar no segundo e pode ser rebaixado e ser campeão??? Não dá né!! classificar 4 times pode-se até pensar, mas vejo que o ideal é que os dois times de melhor campanha façam a grande final.

      Abraço!

      • WAGNAO CORINTHIANAO DO ABC disse:

        O AMIGO ERALDO DESCULPA AI QUERIDAO ;POR TER FALADO DO SEU TIME NEM SABIA ;E´SO´COISA DE MOMENTO ;VIVA A AMIZADE ENTRE AS TORCIDAS …MAS A ZUAÇAO FAZ PARTE; OS HOMENS CHORA DEMAIS PO ..NEM FOI PRA TANTO…

  12. lulagremio disse:

    Amigo Anderson Silva, vc que gosta de postar os shows do Futebol, amigo vc não pode deixar de postar aqui o espetáculo fenomenal que o Ibrahimovic fez no jogo contra Inglaterra, além de fazer 4 gols , o cara fez um golaço de Bicicleta da intermediária, esse que para mim é um dos maiores jogador deste Século, inclusive ele tem um gol que eu acho que se não é o mais bonito da história fica entre eles.

    • Guilherme disse:

      Também vi a exibição de gala dele e acho que os caras deveriam entregar um Placa dedicada aquele gol de bicicleta que até hoje, não vi ninguém fazer!

      • lulagremio disse:

        Guilherme , teve um gol de Bicicleta tb de muito longe feito uma vez , vou ver se acho em meus arquivos , eu tenho uns 5 dvds que fiz com gols e jogadas bonitas, tentarei achar , pra ver o link e coloco aqui pra vc ver,junto com esse do Ibrahimovic foram os 2 maiores e melhores gols de Bicicleta, já feito.

  13. Neto Fortes -BHte/MG disse:

    Bom dia amigos.
    Assunto polêmico e portanto, cativante!
    Antes de mais nada esta é apenas uma opinião pessoal e respeito e muito, a de cada um.
    Pontos corridos ou mata-mata? A pergunta permanecerá sem resposta tal qual as discussões sobre política, religião e por aí vai. As motivações de parte a parte encontrarão sempre bons argumentos fazendo a balança da decisão pender às vezes para um lado, às vezes para o outro.
    Para ser sucinto, em situações assim temos que encará-las com as perguntas mais relevantes que a envolvem e verificar qual lado dos argumentos melhor as respondeu e há que se lembrar que nada vai resolver todos os impasses, não há fórmula perfeita. A sabedoria é buscar o lado que melhor e mais abrangentemente se aproxima das respostas. Obviamente que teremos de iniciar determinando quais são as perguntas- chave da questão. Eu diria que estas que vou colocar estão entre elas, porém admito que alguma possa ter ficado esquecida e se tal acorrer, vejam bem, já teremos demonstrado como é difícil o impasse, pois estaria deixando de fora algumas perguntas imprescindíveis do caso. Como esquecê-la ou deixá-la de lado porque não parece a mim tão importante? Isso ilustra como é difícil, mas vamos tentar e evidentemente novas perguntas poderão ser sugeridas pelos amigos. É obvio que serão muito bem vindas e nos aproximaremos mais da solução do impasse.
    Os parâmetros para estas perguntas devem ser, técnicos, respeitar os interesses econômicos, privilegiar o respeito e a equanimidade da disputa, ( o esporte tem que garantir a seus participantes igualdade de condições na competição), uma justa e ilibada banca de julgamento das controvérsias havidas, (e elas haverão sempre), bem como uma arbitragem isenta e bem preparada, campos de jogos com condições para bom desempenho do esporte e um regulamento muito bem definido. Não se mudam ou distorcem regulamentos ajustados anteriormente. Percebam que várias destes parâmetros já podem ser questionados entre nós.
    A discussão é longa, mas a vida do futebol entre nós já é longa também e tais discussões não foram colocadas na mesa de estudos e negociações o que nos sugere diante de tantos erros, óbvios eu afirmo, que a coisa que está errada privilegia a alguns que são poderosos e as mantém assim em seu próprio e claro benefício. Apenas um comentário. Vemos na Europa, centro muito mais adiantado do que a gente, discussões a respeito de erros de arbitragens ( somos falíveis), suborno ( somos desonestos), sobre o clima que interfere ( lá estão sujeitos a ele, aqui, não), mas não vemos discussões sobre os regulamentos, favorecimentos em tribunais, e privilégio a diretores . As regras são claras e já pré-definidas há muito tempo. E os campeonatos são rentáveis e causam inveja a todo o mundo.
    Perguntas como as que coloco abaixo devem constar no nosso questionário de pré-requisitos, ou vamos eternamente discutir sobre fórmulas. As perguntas têm que ser pertinentes e válidas para os dois lados das discussões, certo?
    1º Qual fórmula é a mais justa de disputa? Qual não deixa a menor dúvida sobre a legitimidade
    do vencedor? Rejeitar uma fórmula que define um campeão sem contestação na alegação
    da falta de emoção, fato que é pessoal, diga-se de passagem, é o melhor caminho?
    2º O interesse econômico tem que ser respeitado, mas eles podem sobrepujar os interesses
    intrínsecos da disputa em si? Por exemplo, é válido que as TVs manipulem os horários e os
    próprios jogos em função de seus interesses de transmissão e mídia, manipulam até os
    próprios campeões em função de seu interesse nos índices de audiência ou devem se
    sujeitar às tabelas simplesmente?
    3º Devemos escutar as paixões que cercam o futebol e adéqua – lo a estas paixões, ou o
    contrário?
    Há uns vinte e cinco anos atrás, não sei precisar muito bem o tempo, a CBF encomendou um estudo a uma empresa alemã especializada em gerência de futebol, sobre as fórmulas de disputa e se por acaso aqui adotássemos os pontos corridos, o que aconteceria? Tal estudo foi necessário diante da constante reclamação de torcedores e de todas as mídias envolvidas com o futebol sobre as decisões injustas e absurdas que ano após ano se sucediam no futebol brasileiro. Eram constantes as decisões à favor de times que não tinham sidos os melhores dos campeonatos, que usaram e abusaram do seu poderio econômico e político para manipular os resultados em mata-matas, por exemplo, que impuseram árbitros e impugnaram outros a seu bel prazer etc. enfim, as fórmulas se sucediam e nunca agradavam e por aí vai. O medo declarado dos dirigentes e da mídia global, é bom que se diga, é de que os campeonatos tivessem uma monopolização dos grandes, entenda-se, o eixo Rio-São Paulo, e que estes campeonatos tivessem definições com muitas rodadas de antecedência o que eliminaria o interesse na disputa. Alguma semelhança com o acontecido este ano?
    Eles evidentemente sugeriram os pontos corridos. Estes estudos revelaram que após uns três a quatro anos de ajustes, os times teriam se ajustado à fórmula de pontos corridos, teríamos uns quatro a cinco grandes times sempre em disputa e que os campeonatos provavelmente só se definiriam aos seus finais. Havia um ponto de especial atenção nas orientações destes estudos: a correição e a lisura nas disputas deveria ser perseguida a todo custo sob a peso de inviabilizar o campeonato em si. Mas vejam que tais argumentações são válidas para qualquer tipo de disputa. E mais ainda, são completamente atuais.
    É preciso atentar que os problemas do nosso brasileirão não estão na fórmula de disputa.
    O que atrai em qualquer esporte é a lúdica competição!
    O que isto quer dizer?
    O que nos leva a disputar os 14 pontos da Loteca? É a competição, é o desafio, são as artimanhas para vencer as dificuldades e a pouca probabilidade, mas a real possibilidade de fazê-lo. Há uma real possibilidade de que isto aconteça.
    Mas, e no caso este MAS é gigantesco, imaginem também que venhamos a saber que os jogos têm carta marcada, que são manipulados, que os resultados são encomendados pela CBF ou sei lá por quem, todas as semanas. Vocês continuariam jogando? Vocês continuariam tendo emoção em jogar nesta Loteca de cartas marcadas? É claro que não. Perderíamos o interesse, o tesão. E não importa quais as fórmulas que a Caixa viesse a trazer ou modificar para nos atrair, não teríamos o interesse.
    Pois é, fica fácil fazer um paralelo com os nossos atuais campeonatos brasileiros. Alguns times detém mais dinheiro, mais influência política, menos caráter de seus dirigentes, pois ao comandarem grandes torcidas, verdadeiras nações, se vêm acima de qualquer conseqüência e imunes a qualquer punição e usam este poderio em benefício de suas paixões, não importando a quem isto possa doer , querem é ver seus times de coração campeões.
    O nosso campeonato deste ano foi e será historicamente lembrado com a conquista do Fluminense com uma campanha fantástica. Mas haverá também para sempre a injusta, injusta para a campanha, mancha que manterá a dúvida sobre a lisura da conquista. Será lembrado então pelos possíveis favorecimentos, que aconteceram tão constantemente que fugiram ao óbvio peso da falibilidade humana. Lembram-se o que nos atrai na Loteca? É a possibilidade de vencê-la. Sabe o que nos atrai no campeonato brasileiro?
    É a possibilidade de vencê-lo também. De qualquer time vencê-lo.
    Ao vermos o Atlético e até o próprio Grêmio tendo esta possibilidade, tivemos este lado lúdico da disputa exacerbado nas nossas expectativas e ao vermos o campeonato sendo definido por meios um tanto questionáveis, nos desinteressamos dele. Nos desiludimos dele.
    Nos revoltamos contra ele. Se ao menos tivéssemos visto providências claras para evitar os erros absurdos e ao que tudo indica pela constância deles em uma só direção, sendo coibidos firmemente, acreditaríamos no produto que nos é enfiado goela abaixo. Mas do jeito que foi, não. E isto matou o interesse do campeonato. É uma pena também que tenhamos memória curta. O fim de ano se aproxima, o título mundial monopoliza as atenções, o Natal, as férias, o Carnaval e onde fica a indignação pelos absurdos cometidos por tribunais que são considerados por seus titulares como feudos de seu autoritarismo, perpetuando de geração para geração a vergonha que conduz nosso futebol? Onde fica a indignação? A revolta e a certeza que algo tem que mudar? Ficam para o ano que vem e que chore no próximo ano a bola da vez. Quem será? O Coritiba, o Bahia, o Internacional desta vez, ou o Atlético outra vez? Azar deles. No ano que vem tudo já estará esquecido e estaremos aqui discutindo as fórmulas de campeonato e duvidando da que já é reconhecida no mundo inteiro como a melhor e mais equânime. E o que deveríamos realmente discutir e mudar fica sempre, “pro ano que vem”.
    Não importa a fórmula, se continuarmos vendo a manipulação que há anos nos contamina e desestimula, acabaremos desistindo deste esporte que os brasileiros tanto amam que é amar o futebol.
    Pontos corridos são a mais sensata maneira de determinar um campeão. Alegar falta de emoção em situações como as deste ano em particular é visão pessoal e não pode ser levada em consideração no caso. Outros anos dos pontos corridos trouxeram emoções até o último jogo, particularmente quando a decisão esteve entre grandes do eixo. Não houve aí como manipular os resultados, pois em briga de cachorro grande é melhor não bulir. E ademais perguntem aos torcedores do Flu se não houve emoção no campeonato. É questão de ponto de vista e por isso eu insisto.
    A melhor fórmula é aquela que sagre um campeão da maneira mais limpa e sem contestação possível. A de pontos corridos.
    O que não pode haver é dúvida nos meios que elegerão este campeão.
    E mais uma vez é verdadeiro que os “fins nem sempre justificam os meios”.
    Aliás a sabedoria popular ilustra bem estas velhas discussões:
    Mas aí é “chover no molhado”.
    “Pimenta nos olhos dos outros é colírio”.
    “Cada um puxa a brasa para sua sardinha”
    “Cada qual sabe onde o sapato lhe aperta”.
    Obs.: com vários pitacos da minha namorada que gosta e entende até bem de futebol.
    Êta kxaça amarga! Ainda bem que ela é docinha,rsrsrs.
    Bom feriadão a todos.

    • grande texto Neto,

      algo que considero muito e não foi comentado é o fato de haver no Brasil uma Copa Nacional denominada de COPA DO BRASIL que já consagra um time campeão no sistema de mata-mata. Este ano o campeão Nacional do primeiro semestre foi o Palmeiras e o Campeão Nacional do segundo semestre foi o Fluminense.

      O primeiro ganhou no sistema de DECISÃO (JOGANDO MATA-MATA)
      o segundo ganhou no sistema de ACUMULO DE PONTOS (JOGANDO TURNO E RETURNO CONTRA TODOS OS TIMES).

  14. kirk siqueira disse:

    Futebol é emoção,até quando nosso time não joga,somos capazes de torcer,mesmo que contra,exemplo as rivalidades regionais,e não há como duvidar que o mata mata é de longe muito mais emocionante,mexe com as torcidas e ao contrario do pontos corridos,é mais justo sim com os times de menor investimento.É fato que num jogo de 180 minutos,o poderoso fluminense pode ser eliminado pelo modesto dragão,e não me venham falar de justiça,pois isto é futebol,até o poderoso basquete americano usa o mata mata,querem um esporte justo, vão acompanhar e torce pelo golfe…

    • lulagremio disse:

      Excelente, sua definição amigo, Parabéns.

      • lulagremio disse:

        Kirk Siqueira, sua definição foi tão boa que mereçe parabéns duplo.

        • Cezinha_O_Observador disse:

          REPENSANDO o que escrevi no inicio do post lá em cima ….RETIRO que o formato de pontos corridos seria mais justo ….ledo engano companheiros ! JUSTO seria se os clubes tivessem condições iguais , me refiro da cota da emissora , TODOS competindo de igual condições .
          Além do mata-mata ser muito mais emocionante , poderá equilibrar a desigualdade e descriminação que o clubes FORA do EIXO sofrem ! assim sendo …um time mediano mas com raça pode reverter em campo , em 2 jogos ! É JUSTO !

          • WAGNAO CORINTHIANAO DO ABC disse:

            LUCIDO COMENTARIO PARABENS ;VEJO UMA GRANDE VANTAGEM A FAVOR DO MATA – MATA ,E VIVA A CRIATIVIDADE E CAMPEONATO EMOCIONANTE DA PRIMEIRA ATE´A ULTIMA RODADA, ESTADIOS CHEIOS ,BILHETERIA PARA OS CLUBES EM SEU TOTAL ….

    • WAGNAO CORINTHIANAO DO ABC disse:

      AMIGO KIRK SIQUEIRA ;A FORMULA SO´MUDOU PQ ;AO LONGO DA ERA DOS MATA -MATAS ;TINHAMOS ALGUNS CLUBES QUE NAO GANHAVAM NENHUM CONFRONTO ESTES FORAM CHORAR LA´NA CBF E ELA FEZ ESSE AGRADO ;NEM VOU FALAR QUEM SAO OS GOLFISTAS PRA NUM DA´O QUE FALAR e OUTRA PODE SER QUE O MEU CLUBE TENHA SIDO GOLFISTA NUM CREIO; MAS KKKK BOA GOLFE CLUBE DOS QUE NAO GANHAM MATA -MATA ….

  15. kirk siqueira disse:

    E falando de justiça,é justo isto :vc acompanha o seu time o campeonato todo,pela tv.radio,jornal e ao vivo,sofre pra pagar um ingresso carissimo,transporte publico de pessima qualidade,horarios de jogos sem noção,entre outros males…pra na hora de vc dar a sonhada volta olimpica com seu time e ver a cobiçada taça ser entregue ao seu capitão…não dá,o regulamento de pontos corridos que é super justo,não tem quartas de final, semi finais e finais,como vamos nos programar para uma festa?sem data e hora…desculpem…a CBF,pensou nisso a festa ocorre depois,em local reservado,longe da torcida,jogadores todos de terno,convidados bem arrumados…lembra até a entrega do oscar…É amigos Wagnão,Lulagremio e todos os demais:vamos imaginar; quartas de final: flu x inter.rs…gremio x vasco…atle.mg x corinthians…s.paulo x botafogo…e eu na minha humilde opinião pergunto?Quem leva?…resposta:nem mãe dinada acerta…e VEJAM só de imaginar,o coração já bate mais forte….

  16. Pingback: RESULTADOS – Loteca (537) | Boteco dos Boleiros

  17. Pingback: RESULTADOS – Loteca (538) | Boteco dos Boleiros

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s