VISITAMOS O FUMEIRÃO DO ASA DE ARAPIRACA

Olá boleiros!!!

Só para relatar, há 20 dias atrás (Em 14 de Agosto de 2012) estivemos no estádio da Agremiação Sportiva Arapiraquense, mais conhecido como ASA.

Conforme sugestão do amigo Ludus visitamos o estádio Coaracy da Mata Fonseca, também chamado de Fumeirão, local que abriga o clube que mais conquistou títulos em Alagoas no século XXI e possui uma das maiores torcidas do estado. É atualmente o único time do interior do Nordeste no Campeonato Brasileiro da Série B. Seu estádio tem capacidade para 12.500 pessoas. O apelido de FUMEIRÃO decorre que Arapiraca ficou conhecida, nos anos 70, como a “Capital do Fumo” por ser o maior produtor de tabaco do país.

Anderson e Fabio no portão principal do estádio

O que nos surpreendeu foi o fato de Arapiraca ser uma cidade relativamente pequena, contando com uma população de aproximadamente 216.108 habitantes (est. IBGE, 2011) e mesmo assim possuir um time de expressão nacional com uma torcida fanática.

O Fumeirão

Abaixo texto contando um pouco sobre o ASA.

História

No ano de 1951, o prefeito de Arapiraca era o Dr. Coaracy da Mata Fonseca. A cidade começava a progredir. A empresa Camilo Colier construía a estrada de ferro, exigindo grande mão-de-obra do povo arapiraquense.

Nos dias de folga, os trabalhadores procuravam o futebol como forma de lazer. E requisitaram aos donos da Camilo Colier a criação de um campo de futebol. O primeiro time formado pelos funcionários foi nomeado Ferroviário e apresentava as cores preto e branco.

O ponto de encontro dos arapirquenses nas tardes de domingo passou então a ser o Campo da Estação. Com a conclusão da estrada de ferro, o Ferroviário foi desativado. Inconformados com o fim do futebol na cidade, empresários e autoridades reuniram-se e, no dia 25 de setembro de 1952, a Associação Sportiva Arapiraquense era fundada, tendo como primeiro presidente o Sr. Antônio Pereira Rocha.

Em 1953, o ASA participa pela primeira vez Campeonato Alagoano. E foi o campeão, apesar da conquista só ter sido reconhecido pela Federação Alagoana de Futebol em 1998, por iniciativa direta do Dr. José Pereira Neto.

Em 1977, o ASA passa a chamar-se Agremiação Sportiva Arapiraquense. A boa participação no Campeonato Brasileiro de 1979, quando terminou na quadragesima colocação entre 94 clubes participantes, fez com que o ASA ficasse conhecido nacionalmente como o “Fantasma das Alagoas”.

O clube passou por drástica crise de identidade no ano de 1982, ao ter suas cores alteradas para vermelho e verde. Mas essa mudança pouco durou e o ASA voltou, pouco tempo depois, a ser “alvinegro”.

Em 2000, após quase 47 anos sem ganhar um campeonato, sagrou-se campeão alagoano. O longo tempo de jejum foi compensado: o ASA conquistou os títulos de 2001, 2003, 2005, 2009 e 2011 proclamando-se o “Maior vencedor do futebol alagoano neste século”.

Em 2005 o Asa aplicou a sua maior goleada no Campeonato Alagoano 9×0 no Dimensão Saúde no estádio Rei Pelé em Maceió,ainda nesse ano foi o campeão estadual e campeão do Copa Alagipe sendo o único clube alagoano campeão regional.

Em 2010, Júnior Viçosa, um jovem de 21 anos, formado nas categorias de base do ASA, se destaca atuando na Série B do Campeonato Brasileiro pelo ASA e é transferido para o Grêmio de Porto Alegre sendo a negocição mais cara do futebol de Alagoas em todos os tempos.

Em 2011, a diretoria do time põe como principal objetivo se manter na Série B longe da zona de rebaixamento. Em seu primeiro ano de competição na Série B no formato atual em 2010, o ASA consegue seu objetivo com 5 rodadas de antecipação terminando o campeonato no nono lugar. Recentemente o clube adquiriu um moderno ônibus para maior conforto de seus jogadores e comissão técnica.

Histórico em competições oficiais

O ASA conta com participações em várias competições, entre elas o Campeonato Alagoano da 1ª Divisão, a Copa do Brasil, o Campeonato Brasileiro da Série B,Copa Alagipe, Campeonato Alagoano Sub-15, Campeonato Alagoano Sub-18 e o Campeonato Alagoano Sub-20.

Em 2002, o ASA eliminou o Palmeiras-SP em pleno Parque Antártica, mesmo tendo perdido por 2 a 1, seguiu em frente na Copa do Brasil 2002 por critérios de desempate, pois venceu por 1 a 0 em casa.

Em 2010, o ASA disputou a Série B do Campeonato Brasileiro, após subir de divisão em 2009 junto com o Icasa, o Guaratinguetá e o América Mineiro, tendo se sagrado vice-campeão do Campeonato Brasileiro Série C de 2009.

Em 2011, o ASA permaneceu na Série B do Campeonato Brasileiro garantindo sua vaga para a Série B 2012.

Sobre AndersonSilva*

Trabalho na área de transportes. Nascido no Guarujá, resido em São Paulo, sou cristão evangélico, torcedor do São Paulo Futebol Clube.
Galeria | Esse post foi publicado em FUTEBOL PAULISTA e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

7 respostas para VISITAMOS O FUMEIRÃO DO ASA DE ARAPIRACA

  1. Guilherme disse:

    Vcs tinham que aproveitar o momento e assistir uma partida do ASA , ambos com a camisa do São Paulo e Corinthians e deixar todos de queixos caídos, rs
    Aqui em Sampa é quase impossível.

  2. Pois é Guilherme,

    Mas fiquei apenas 1 dia na terra do fumo e aproveitei o tempo para conhecer os pontos principais da cidade. Além disso o Asa só jogaria no outro dia.

  3. fabio santos disse:

    é isso ai anderson bem lembrado em 2002 o palmeiras foi eliminado pelo tão desconhecido asa de arapiraca ,que hoje não é mais desconhecido pois desputa a serie b do brasileirão. e so pra ti lembra também que nesse mesmo ano o meu timão foi campeão da copa do brasil em cima do pequeno brasiliense que jogava como time grande.

  4. fabio santos disse:

    eu não sei o porque contestado no pacaembu ate gol impedido do brasiliense o juiz deu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s