QUEM SÃO OS GRANDES TIMES DO BRASIL???

Olá botequeiros,

Só umas perguntinhas basicas, quem são os times grandes, médios e pequenos do futebol Brasileiro???

Será que podemos fazer uma classicação enquadrando equipes como grandes e outras como médias e pequenas???

Será que alguns clubes são grandes apenas pelo fato de maior exposição na midia. Tenho minhas dúvidas se a torcida do Botafogo é porventura maior que a do Santa Cruz de Pernambuco.

O Bahia, por exemplo, faz parte do seleto grupo de 13 times que fundaram o clube dos 13 e que por muitos eram considerados os 13 grandes do país que conseguiam negociar qualquer coisa com emissoras de tv e até organizar um Campeonato, em detrimento da CBF que enfrentava dificuldade financeira e administrativa, como fizeram em 1987.

Seria o Bahia maior que o Atlético-Pr ou o Sport ???

Quando meu time do coração vai encarar, por exemplo, numa Copa do Brasil uma destas equipes, costumo ter mais receio de enfrentar os dois últimos ao invés do Bahia, pois o Furacão quando está em um bom momento é praticamente invencivel na Arena e o Sport na Ilha do Retiro se torna um gigante imabatível. Parece que na Ilha do Retiro e na Arena da Baixada existe um monstro que assusta quem vai de visitante jogar por lá!

E o Galo ??? Este vive do Brasileiro de 1971 – na minha humilde opinião o primeiro Campeonato Brasileiro!

De lá para os dias de hoje, o Galo não consegue ganhar títulos de expressão nacional. Um garoto de 20 anos nunca viu o Atlético-MG ser campeão Nacional ou de Libertadores. Seria o Galo ainda tão grande, maior que o Coritiba???

E o Fluminese? Seria grande??? Time grande não vai parar em terceira divisão e precisa depois de auxilio de virada de mesa!!! Uma mancha no futebol nacional e para a história do Flu.

O Figueirense, por exemplo, nunca passou por uma situação dessas de ter virada de mesa. Quando conseguiu seu acesso a série A foi por seu próprio mérito!

Até mesmo o grande Corinthians caiu para a segunda divisão e disputou honrosamente, subindo por suas próprias forças.

Podíamos classicar como grandes os 5 clubes que nunca estiveram disputando a segunda divisão do Campeonato Nacional?

Este seleto grupo de 5 equipes são: Flamengo, São Paulo, Santos, Internacional e Cruzeiro!

E no momento atual??? Seriam grandes os 20 clubes que vão disputar a série A do Brasileiro 2012 ???

E dentre os grandes? Seriam maiores Flamengo, Corinthians, São Paulo, Vasco, Palmeiras e Santos por terem as maiores fatias das cotas de televisão???

Seriam grandes Flamengo, Corinthians e São Paulo por terem as maiores torcidas???

Em Goiás, seria o Goiás maior que o Atlético-GO. Confesso que fiquei com a pulga atrás da orelha, pois no primeiro Encontro de Botequeiros tivemos a presença do amigo Valdivino torcedor do Atlético e aqui no blog recentemente o amigo Zé Melancia fez questão de reforçar a força do Atlético-Go como um time de destaque merecendo um enquadramento justo! Confesso que nunca conheci um torcedor do Goiás, mas já conheço dois do Atlético-GO. O mesmo acontece com o Nautico que não conheço torcedores, mas do Santa Cruz conheço dois.

Segue abaixo uma classificação segundo a CBF (sabemos que a CBF não tem muita moral para rankiar nada)

Esta próxima é um histórico do ranking desde 2006.

A seguinte abaixo é o Ranking de Federações.

Na sequencia, os 20 clubes que disputarão a série A deste ano, em ordem alafabética.

————————
minha avaliação (quem discorda faça a sua nos comentários abaixo, sem contudo haver ofensas a ninguém):

Conforme comentário que deixei na semana passada, agora reformulo minha avaliação:

No meu conceito times gigantes são 12: –> 4 grandes de Sampa, 4 grandes do Rio (o Flu tem ressalva), 2 grandes do Rio Grande do Sul e 2 grandes de Minas

Médio pra grande: Sport, Atlético PR, Coritiba, Vitória-Ba, Bahia!

Médios: Ponte Preta, São Caetano, Nautico, Santa Cruz, Paysandu, Remo, Fortaleza, Ceará, Criciúma, Joinville, Avaí, América-MG, Paraná, ABC-RN, América-RN, Guarani, Goiás e Atlético-Go, Juventude, Portuguesa, Figueirense

é apenas minha percepção

o que vem abaixo disso é pequeno!

About these ads

Sobre AndersonSilva*

Trabalho na área de transportes. Nascido no Guarujá, resido em São Paulo, sou cristão evangélico, torcedor do São Paulo Futebol Clube.
Galeria | Esse post foi publicado em BRASILEIRÃO, FUTEBOL CARIOCA, FUTEBOL GAÚCHO, FUTEBOL MINEIRO, FUTEBOL PAULISTA, SÉRIE A, SÉRIE B, SÉRIE C, TABELAS e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

118 respostas para QUEM SÃO OS GRANDES TIMES DO BRASIL???

  1. Edson disse:

    Quando eu comecei a acompanhar futebol, o Bahia era um time de massa e de títulos estaduais enquanto que o Vitória nem chegava aos pés.
    No Paraná, o único que participava de Brasileiros, e como mero coadjuvante (exceto 1985) era o Coritiba. O Atl PR NUNCA teve bons times antes de imitar a camisa do Milan e de fundar a Arena da Baixada. Era um time absolutamente desconhecido em SP. Nem tinha o apelido de Furacão. O Paraná, então, nem existia. Era Pinheiros e Colorado (2 times diferentes).
    O Goiás sempre disputou a série A também, mas só como coadjuvante. Nem se falava em Atl GO.
    No Sul, Grêmio e Inter revezavam. Uma hora o Inter era Octacampeão Gaúcho, outra hora o Grêmio era Hexa.
    Em Minas, só dava Galo. O Cruzeiro pingava uim título aqui ou ali, esporadicamente.
    Em Pernambuco, o trio era dominante, mas o Santa foi o time escolhido pra disputar a Copa União. O Santa teve a melhor média de público do Brasil agora em 2010 ou 2011, com 60 mil pagantes por jogo. Quando eu fui pra Recife ficou bem claro que nos bairros nobres todo mundo torce pro Sport, enquanto que Santa e Náutico são times do povão.
    De resto, o Nordeste/Norte nunca teve nada. Nem Ceará, nem Fortaleza, nem América RN, nem Paysandu…
    Do eixo Rio-SP, o Botafogo sempre penava. 16 anos sem títulos e era goleado impiedosamente por Flamengo e Vasco. Principalmente pelo Flamengo de Zico. 6×0, 6×2, 5×1 eram placares frequentes.
    E o Palmeiras, tenho sérias dúvidas de qualquer sinal de grandeza pós-1978. Só aquele timaço da Parmalat 1 (César Sampaio, Edmundo, Edílson, Evair, Zinho) e o melhor de todos, da Parmalat 2 (Djalminha, Rivaldo, Muller, Cafu). O Palmeiras sempre foi sinônimo de crise, brigas internas, ambiente ruim e falta de amor dos jogadores pelo clube.
    O Santos tbém teve grande hiato depois dos Meninos da Vila de 1978. Só se encontrou qdo surgiu aquele time com Diego, Robinho, Alex, Elano,etc.
    O Flu teve grandes times entre 1983 e 1985. Tinha o paraguaio Romerito, o casal 20 Washington e Assis, o lateral esquerdo Branco, Delei, o goleiro Paulo Vítor, o técnico era o Parreira e foi um timaço. depois que você, Anderson Silva, começou a acompanahr futebol, provavelmente não conheceu nenhum grande time do Flu pq o mesmo teve anos sofríveis – assim como o Flamengo pós-Zico.
    Em resumo é isso aí.

    • nelson disse:

      Vc foi perfeito, Edson. Esse Anderson Silva é um bitolado!!!

      • Tiago Rocha disse:

        Com certeza ele não sabe que o Flu foi o principio-ativo do futebol no estado do rio de janeiro, da seleção Brasileira de Futebol e da profissionalização do esporte no Brasil, tanto é que a primeira medalha olimpica do esporte brasileiro veio de um atleta do fluminense, no polo aquatico! Pesquise sobre a história do tricolor carioca, que é uma das histórias mais lindas do futebol Latino-Americano. Pelo seu incentivo ao esporte no Brasil ganhou a Taça Olimpica(em 1949), se tornando até hoje o único time de futebol do MUNDO a ganhar a mesma, que é o Prêmio Nobel do esporte.

        • maicon disse:

          kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk vc falando assim até parece que não existe time grande……Palmeiras ja represento todo um time da seleção brasileira, num amistoso vencendo o uruguai por 3×0 seu animal.

    • Marcio disse:

      Edson. O fato de você ser ignorante não se generaliza para o resto do Brasil, seu burro. O Clube Atlético paranaense é o Furacão desde 1949. O coxa é tão fraquinho aqui no estado que até o apelido dele foi dado pelo Atlético. Os alemães racistas que fundaram essa vergonha nacional receberam o apelido de “coxas brancas” dos atleticanos.
      Pinheiros e Colorado juntos não têm nem 1/10 (um décimo para vc que é ignorante) dos títulos do CAP. Além disso, nossa camisa é diferente da do Milan. Antes de comentar um assunto, tenha a decência de ver até onde vai a sua burrice com relação ao assunto em foco.

      • Cezinha_O_Observador disse:

        o furacão como conhecido na decada de 50 , foi assim chamado por uma sequencia de 12 vitorias , hoje é apenas conhecido como BRISA DO SUL , é um time de cartolas da alta sociedade e eleito como o time mais ATNTIPÁTICO DO BRASIL por causa de seu presidente ” METRALHA”
        O CORITIBA F.C detém a hegemonia do futebol paranaense desde sua fundação em 1909 , um clube com 103 anos de fundação e 34 titulos estaduais contra apenas 19 de seu rival .
        ´puro boato do Coxa ser um time racista , pois foi o 1° clube do paraná a ter um atleta negro em seu elenco !
        Na verdade esse atletico é uma imitação do milan e fruto de uma fusão de varios clubes da capital do Parana , usa de dinheiro publico para construir o estadio da copa , NÃO QUIS DAR GARANTIAS , o próprio secretario da copa disse que seria possivel um CALOTE de 133 milhoes de reais , o atletiquinho é fruto da imaginação de seus torcedores , não passa de uma cópia frustrada de mengo , milan e outros , NUNCA FOI E NUNCA SERÁ MAIOR QUE O COXA , pois não tem 1 titulo a mais que o Coxa si quer !

    • Adriel salles disse:

      Pera la! Pessoas falam q o paysadu n teve nada, pq n conhece a historia desse time,é ate hj um fos unicos times q ganhou o Boca Junior la na La Bobonera, unico representante do norte na librrtadores e ainda teve uma das melhores campanhas. entao naum fale besteira ta bom

      • Luiz Costa disse:

        Verdade, ganhou do Boca na Bombonera, e foi humilhado com uma goleada em Belém. Time sem nenhuma expressão. Era melhor ter ficado calado.

  2. Edson disse:

    Vale lembrar que o Guarani teve grandes times nas décadas de 70 e 80 e sempre foi celeiro de jogadores e a Ponte Preta teve bons times na década de 70. A Inter de Limeira (quem???) teve uma boa década de 1980 e a Lusa teve um timaço em 1985, que só não foi campeão paulista pq enfrentou os Menudos do Morumbi, pra mim o melhor time da história do futebol. Melhor do que o Flamengo de Zico, melhor do que a Democracia Corinthiana. O São Paulo de Cilinho de 1985 era uma máquina de jogar futebol, o time de toques mais rápidos e mais precisos que eu já vi. Gilmar; Zé Teodoro, Oscar, Dario Pereyra e Nelsinho; Márcio Araújo, Falcão e Silas; Müller, Careca e Sidney. E o Pita era reserva.
    Falei!

  3. Edson disse:

    Difícil acreditar no ranking que bota o Palmeiras em 1º. E este que vos fala é palmeirense kkk

    • arley sabino disse:

      nao sei mais eu vou te explicar !!!!! o palmeiras é o primeiro do ranking porque ja foi campeao da libertdores blz? foi campeao bi campeao da copa do brasil blz? 8 vezes campeao brasileiro e outros titulos mais que eu nao vou colocar aqui porque se nao eu vou ficar mais um tempao aqui colocando kkkkkkkk vleu!!!!!!!

      • jeronimo disse:

        Só que o São Paulo foi 3 vezes campeão da libertadores, 3 vezes campeão mundial (isso 3 vezes e o Santos 2 vezes não tem essa de que o Corinthians é,e sem ter jogado a liberta, se não a FIFA falou que o palmeiras também seria do torneio de verão)…fora que o São Paulo foi criado em 1935 …enquanto os outros em 1900 …é uma bela diferença

        • Kleber disse:

          voce é um fanfarrão… O são paulo tem 1 titulo mundial e 2 copas toyota. O santos tem dois intercontinentais. O Timão é reconhecido pela mídia mundlal como bi campeão do mundo. É só aqui no Brasil que os “anti-corinthianos” gritam essa falácia… mas esses não contam. Veja matéria sobre o Timão no El Pais da Espanha, Gazzetta del’sporte da Italia, e New York Times dos EUA. Eles dizem que somos duas vezes campeões mundiais…. lamento…. kkkkkkkkkkk

  4. José Mendes disse:

    ATLÉTICO CLUBE GOIANIENSE

    Fenix, Renascido das cinzas, Ascensão meteórica, etc.

    Nos últimos anos foram vários termos usados para definir e vários degraus foram subidos de forma contínua e consistente pelo Atlético, ou como gostamos de definir os economistas, vários anos de “Crescimento Sustentável”, levaram o time da Serie B ou Divisão de Acesso do Campeonato Goiano ao Bi-Campeonato Goiano, Serie A do Campeonato Brasileiro e a Sulamericana.
    A mídia exalta o planejamento dos dirigentes como a grande chave do sucesso rubro-negro, o que é sim uma grande verdade.
    As más administrações levaram o Atlético ao fundo do poço, chegando a encerrar suas atividades no ínicio do milénio, porém, em 2005 um projeto iniciado pelo ex-presidente Wilson Carlos e dado sequencia por Valdivino de Oliveira e Mauricio Sampaio deu inicio a reestruturação do clube.
    O até então descaso, abandono e desvalorização do clube, que era fator de vergonha, acabou sendo determinante e se tornou um excelente diferencial nas mãos da atual gestão.
    Com a base diretiva formada e o time então campeão da Divisão de Acesso do Campeonato, eis que surge outro ponto chave do sucesso rubro-negro.
    Valdivino de Oliveira, ex-secretario da fazenda do Distrito Federal, ao longo de sua carreira política fez importantes amizades no meio futebolístico e este acabou se tornando outro grande diferencial.
    Com bons contatos, não teve dificuldades em buscar no futebol vários jogadores que se tornariam a base das seguidas glorias rubro-negras: Dida, Jairo, Gilson, Wesley, Robston e Pituca foram aqueles que mais marcaram.
    Passado os anos, as glórias se acumulando – Campeão Goiano, Campeão da Serie C, Semi-Final de Copa do Brasil, Novamente Campeão Goiano, Acesso a Serie A, Bi-Campeão Goiano, Vaga na Sulamericana, Tri-Campeão Goiano (Ah, não! Esse título é esse ano. rs) – e sempre a mesma formula sendo utilizada, jogadores que deram certo, se renova, jogadores que não deram, não se renova e assim a base foi ficando cada vez mais forte.
    Porém, as boas campanhas chamaram a atenção dos grandes clubes, e as propostas começaram a surgir.
    Recordo de uma proposta do Flamengo pelo Marcão, ainda na Serie C, onde queriam o jogador de graça, para colocar na vitrine do futebol, a resposta foi rápida e clara: – Não! Priorizamos o futebol e ele hoje é importante para o clube.
    Que tal a recordar do Gil, que para sair teve que ir a justiça?!
    Este ano foi a vez de Ernandes que teve proposta do Santos e novamente o não foi a resposta. Fora outros tantos que não me recordo, que não foram comentados.
    Portanto, o Atlético chegou a Serie A porque sim teve um planejamento, mas, além disso, ao longo da caminhada, soube tornar as adversidades em armas, soube manter e reforçar a base e principalmente não foi imediatista e sempre acreditou que o amanhã poderia ser ainda melhor.

    ORGULHO DE SER RUBRO-NEGRO!

    • jose carlos disse:

      largar de se bobo otario se nao focer o cachuera o atletico nao era nada . como nao e nada agora acabou o dinheiro ( a ladroagem) acabou~se o sonho do atletico kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  5. Anderson

    PARABÉNS pelo post, ótima análise da grandeza de todos os clubes do Brasil.

    Eu já não gosto de falar que exista um Time grande e outro Pequeno, como você bem colocou há um time de massa e outros menores. É complicado dizermos aqui (Já que nós dois estamos em São Paulo) que o Dragão é um time pequeno, o clube leva milhas de apaixonados ao Serra Dourada e vem crescendo dentro do futebol nacional, como você colocou bem aparecendo mais que o próprio Goiás que sempre foi a força do Centro-Oeste.

    Gosto bastante do futebol e sou ligado em clássicos regionais, ouvi um amigo campineiro dizer que Guarani x Ponte Preta é a maior rivalidade do país, já que a paixão das duas torcidas são enormes e dividem uma cidade grande do interior como Campinas. Muitas histórias desse clássico são contadas e as duas equipes já fizeram grandes batalhas dentro de campo (A violência não é contada, já que isso é uma Vergonha! – Boris Casoy) e jogos memoráveis superando Gre-Nal, Ba-Vi, Cruzeiro x Atlético, e tantos outros clássicos capazes de dividir uma região.

    Temos que sempre respeitar qualquer clube principalmente quando joga em seus domínios, eu que sou Corintiano sei bem como é um inferno enfrentar o Sport dentro da Ilha do Retiro. Parabéns aos textos também de José Mendes que contou bem a história de ressurgimento do Dragão que cresceu como a Fenix ressurgindo das cinzas.

    E também ao Edson que lembrou de grandes clubes do interior Paulista que já fez o Campeonato Estadual ser considerado o mais difícil do Mundo. O Paulistão até a década de 90 tinha grandes representantes do interior que fazia forças aos clubes da capital e o Santos. A grande Inter de Limeira que venceu o Verdão em 1986 sagrando-se o primeiro time do interior campeão estadual, também tivemos em 1990 a primeira final Caipira onde o Bragantino do promissor Luxemburgo vencia na final o Novorizontino de Nelsinho Batista.

    São histórias do futebol que gostamos de lembrar e cada clube seja ele de massa ou regional, tem a sua mesmo que for uma final de divisões inferiores.

  6. Fernando disse:

    FFV. Na minha modesta opinião, os Grandes em títulos internacionais na última década são: Internacional, Santos e São Paulo. O Internacional ganhou mais títulos internacionais nos últimos anos. O São Paulo, pelo número de títulos, é o maior vencedor. Assim, estão equivocados Globo e CBF apontando Corinthians e Flamengo como vencedores ( Sabemos o condicionamento da arbitragem brasileira). Assim, temos que tomar os pârametros de Libertadores e Mundiais, é o que vale! Embora o Santos deixou escapar ano passado, mas era o “Barcelona”!

    • Fernando!

      Até entendo sua opiniõ mais eu não concordo. Estamos falando de Ranking Nacional, então os títulos considerados terão que ser os conquistados dentro do país.

      Os títulos Internacionais ficam para rankiamento Internacional formulado por FIFA, IFHHS e outras entidades.

      E sobre arbitragem, ela está ruim para todos os clubes, o próprio São Paulo venceu o Santos com um gil irregular, que ao meu ver, não tem como um bandeirinha dar um lance daquele já que foi centímetros de impedimento.

      • Bruno disse:

        Adriano!

        Concordo plenamente que os erros de arbitragem são para todos os times. Porém sou forçado a descordar que títulos internacionais não podem ser considerados. Pense comigo, um time que está disputando a libertadores, e que vai até a final (caso do Corinthians (2012) e antes dele o Santos(2011)), não entra com o time titular no Brasileirão, podendo ficar fora da disputa por esse título porque estava se preocupando com o outro campeonato de maior importância. Ou seja um time candidatíssimo ao título brasileiro acaba ficando longe de ser campeão porque se preocupou apenas com o campeonato internacional. CONCLUSÃO o ranking é nacional mas o que acontece internacionalmente falando influência SIM na posição no ranking.

    • Fernando,

      Que ver o ranking Mundial acesse http://futeboldecampo.net/2012/03/21/iffhs-divulga-top-1000-dos-clubes-no-seculo-21/

      O Completo está nesse site http://www.iffhs.de/?bcdbd4d443d1ad5384f02785fdcdc3bfcdc0aec28d6ed21f

      Só que também não concordo com a pontuação. O São Paulo Tri-campeão do Mundo atrás Arsenal (Que nunca ganhou a LIga dos Campeões), Roma (Esse idem),Porto (Campeão da Liga dos Campeões e 1 Mundial).

      Ranking’s nunca são justos.

      • Fernando disse:

        Perfeitamente, apenas coloquei a situação mesmo da arbitragem e que, se realmente, for mais séria, no futuro, o Campeonato Brasileiro terá a mesma importância de outros tempos. Hoje, pelo que sinto, todos participam do brasileiro apenas para conseguir uma vaga para Libertadores! Parece que no Brasil, por tudo o que tem ocorrido, muitos do grandes times, querem, na realidade, uma vaga para Libertadores, e vale isso também para Copa Brasil! A mesma crise acontece com a F1, onde não se tem disputa ou o campeonato ficando na mão dos mesmos, acaba perdendo interesse! Hoje, todos, quando falamos de futebol, falamos quantos Mundias ou libertadores tem o nosso time! Tomara que este seja o melhor brasileiro de todos os tempos! Só tenho um medo: sempre que meu time está em primeiro no “ranking”, não estamos ganhando nada! Portanto, tomara que tênhamos 15 ou mais grandes neste Campeonato, não acham?

    • heitor disse:

      verdade esse negócio da globo só passar os jogos do Corinthians e do Flamengo é verdade que são clubes bons mais não melhor do que o santos,inter,são paulo!!!!

  7. Globo fecha com Atlético-GO e adquire direitos de TV de todos os times da Série A

    Do UOL, em São Paulo

    O Atlético-GO acertou com a Rede Globo a venda dos direitos de transmissão de suas partidas nas próximas edições do Campeonato Brasileiro. De acordo com o siteSportcal.com, especializado em marketing esportivo, a única equipe da Série A que ainda não havia fechado com a emissora receberá R$ 29 milhões por temporada nos próximos quatro anos.

    O acordo com a Globo inclui os direitos de transmissão em TV aberta e fechada, pay-per-view, internet, internacional e para telefonia móvel. Anteriormente o Atlético-GO recebia R$ 15 milhões por temporada.

    “As negociações correram muito bem e excederam nossas expectativas”, disse o presidente do Atlético-GO, Valdivino de Oliveira.

    Com o acerto com o clube goiano, a Globo chega a um acordo com todos os 20 clubes da primeira divisão do futebol brasileiro. Segundo o site especializado, a emissora gastará cerca de R$ 1 bilhão por temporada para ter os direitos de transmissão.

    Corinthians e Flamengo serão as equipes que receberão o maior valor pelos direitos de transmissão, um montante de R$ 84 milhões para cada um. São Paulo, Palmeiras, Vasco e Santos aparecem logo em seguida, com R$ 75 milhões cada.

    As equipes negociaram a transmissão de suas partidas diretamente com a Rede Globo após a implosão do Clube dos 13, que negociou um acordo coletivo nas últimas duas décadas.

    • Guilherme disse:

      Acho difícil de acreditar que Flamengo e Corinthians receberão só 9 milhões a mais que São paulo,Palmeiras,Vasco e Santos. Pra mim deve correr um dinheiro por fora.

      • rita ribeiro disse:

        esse guilherme so pode estar de brincadeira os demais deveriam receer o mesmo valor aliaz sao campeoes continentais ok guilherme.

        • Guilherme disse:

          Só para ficar claro Cara Rita, Corinthians quando joga consegue a maior audiência então, nada mais justo que receber mais. Simples visão de negócios. Por isto acho que ambos, Corinthians e Flamengo, devem receber mais por fora! Ou voçê acha que eles ( Corinthians e Flamengo) aceitaram só 9 milhões a mais?

          • Mikael Silva disse:

            Bem Guilherme, você esta se equivocando ao informar algo que não tem certeza, não sabemos se receberam mais que isso. Em meu ponto de vista, não importa quantos R$ os outros recebem, mas sim quanto “meu time” recebe, pois se o corinthians receberá 1 bilhão e o atletico Goianiense 2 bilhões, o valor esta ruim para o corinthians? não se deve pensar em ganhar mais, mas sim em ganhar muito! não é por que os outros receberam 9 milhões a menos que o corinthians tem que ficar insatisfeito, além de que a Rita informou, os demais deveriam receber o mesmo valor, pois disputam o mesmo campeonato e também conseguiram títulos internacionais e nacionais.
            Pergunto-lhe, como você sabe que o Corinthians e o Flamengo tem a maior torcida do país? ah, foi a Rede Globo que informou, o que garante que essa informação é verídica? não será uma jogada de marketing? pois dentro dos estádios vejo uma grande massa nos clubes do Norte-Nordeste, como: Santa Cruz, Sport, Payssandu, Remo, Bahia, vitória, entre outros…e a emissora não divulga, apesar da torcida do Corinthians comparecer em peso no Pacaembu (quando isso ocorre, divulgam por mais de uma semana)não obtém a média que outros clubes tem, mesmo esses numa fase ruím. Então, como os times de “maior torcida do país” consegue ter média de torcedores inferior que muitos outros?

  8. Marcusvini-Bahêa disse:

    Esporte Clube Bahia,primeiro campeão do Brasil!

  9. Serpa Mendes disse:

    Vitória considerado médio pra grande????

    Prezado Anderson, vc foi magnânimo demais com o Vitória da Bahia, que nunca levantou uma taça nacional, ao contrário de times como Coritiba, Bahia, Atlético-PR e Sport Recife.

    Abraço!

    • eu considerei mais pelo fato de ter permanecido um longo período na série A, fazer parte do Clube dos 13 (no grupão de 20) e tbém já decicidu campeontao brasileiro com o Palmeiras.

      Mas o Vitória neste momento é o primeiro time no grupo para ocupar uma posição de médio, ou seja, cair de posição na minha concepção!

      • Meu caro não concordo com vc,O Vitória tem tradição, no momento domina a região norte e nordeste,tem uma torcida gigante na bahia e um time que mereçe respeito,guarani ponte preta nem esport não chega nem perto,Vitória e time de massa.tem uma extrutura de primeiro mundo,mereçe respeito…vitóriaaaaaaaaaa!!!

        • Lineu disse:

          KKKK… vitória tem tradição de que???? De ser vice???? Domina a região nordeste??? Torcida gigante na Bahia??? Segundo a última pesquisa feita e divulgada no jornal A Tarde, em Salvador, o Bahia tem a maior torcida da Bahia, seguida pela flamengo e o time de canabrava fica em terceiro lugar… Os torcedores deste timinho são conhecidos aqui na Bahia como megalomaníacos, pois torcem para um time que nunca ganhou nada de expressão e se acham um Barcelona…. Se gabam de terem vencido o importantíssimo torneio da uva e o consideram como um titulo nacional, kkkkk, só piada… No site oficial do clube, na parte de títulos conquistados tem o VICE-campeonato brasileiro (diga-se que neste ano disputou a série B e na bagunça que era o futebol à época acabou indo disputar o título da série A), agora eu pergunto, vice é título, kkkk, comédia nacional!!!

  10. Cleber Goleador disse:

    gostei do post.
    parabens

  11. nelson disse:

    De acordo com o ódio que vc tem do Fluzão, certamente vc o considera maior que o seu timeco de coração. ST!!!

  12. Cleuber Moreira, de Brasília-DF/Goiânia-GO. disse:

    Caro Anderson Silva, parabéns pela iniciativa.

    Gostei da divisão dos clubes em três categorias, mas discordo de algumas coisas.

    Para mim, clubes grandes são os quatros maiores de São Paulo (Santos, Palmeiras, SPFC e Corinthians), Flamengo, Vasco e Fluminense, Internacional, Grêmio e Cruzeiro.
    Botafogo e Atlético-MG devem ser enquadrados na categoria abaixo, ou seja, na categoria dos times com um ou poucos títulos do Brasileirão e sem título de libertadores e mundial.

    Médio/grande: Botafogo, Atlético-MG, Sport, Atlético-PR, Coritita, Bahia e Guarani.
    Esses times tem pelo menos um campeonato brasileiro da série A, mas não disputam libertadores com frequência e não merecem estar entre os GRANDES.

    Médios: Vitória-BA, Goiás, Ponte Preta, Náutico, Santa Cruz, Avaí, América-MG, Paraná, Atlético-GO, Portuguesa, Figueirense, Paysandu.
    Esses times aparecem como coadjuvantes nos campeonatos nacionais, mas de vez em quando aparecem como surpresas disputando as finais, como a Copa do Brasil.

    O Goiás, por exemplo, só não se enquadra na categoria médio/grande porque ainda não foi campeão brasileiro da série A. No entanto, o clube é a maior força do Centro-Oeste nas últimas 3 décadas, ja disputou final de Copa do Brasil em 1990, final da Sulamericana em 2010, 3º lugar no Brasileiro da 1ª divisão, Campeão do Brasileiro da 2ª divisão, além de estar na série A do Brasileirão desde a década de 70, ficando na série B apenas 4 ou 5 temporadas.
    O Atlético-GO encontra-se na Série A, mas nem de perto é maior do que o Goiás, que passa por um momento de crise desde 2010.

    São Caetano é time de empresário e não pode ser considerado médio, pois não tem tradição e foi competitivo apenas por algumas temporadas.

    Remo não ganha nada no cenário nacional e não está nem na Série B, como é o caso do Fortaleza. Joinville, ABC-RN, América-RN e Juventude sequer não ganham nada além de campeonatos regionais.

    O Criciúma ganhou uma Copa do Brasi, mas foi só.

    O resto é time pequeno, de relevância regional, como é o caso do Vila Nova-GO.

    Abraços!

    • fizeste uma boa análise Cleuber

      com argumentos que sustentam sua colocação

      —————–

      devo reavaliar esta situação e publicar uma nova postagem.

      pois agora temos que considerar tbém o aspecto financeiro, e recentemente vi, por exemplo, que a PONTE PRETA está entre os 20 clubes que mais faturam no Brasil. Inclusive mais que o Atlético-PR

    • Ramon - Betim/MG disse:

      Meus caros, não gostei só de uma coisa q esse Cleuber falou aí.
      Que o meu Galo e o Botafogo não se enquadra entre os times grandes.Tudo bem q tanto um como o outro não ganha titulos de expressão ha muito tempo, mais os dois já ganharam a comenbol q não deixa de ser um título internacional e q muitos clubes no Brasil não tem, até quarta passada por exemplo o todo poderoso Corínthians como dizem por aí não tinha sequer nenhum título Sulamericano, e vc não pode analisar a grandeza de um clube por esse ângulo, o GALÃO por exemplo é um time centenário, de massa q já bateu vários recordes de público na sua história e que já esteve por bastante tempo como 1º do Rancking do Brasil por pontos corridos, e hoje, tem uma estrutura invejável como o CT de Vespásiano! Considerado pela Fifa como o melhor e mais moderno da América Latina, vc por exemplo ainda manteve na sua análise q o Fluminense é dos grandes, não discordo e também acho! mais o Flu já caiu pra 3ª divisão do Brasileiro, qual clube grande teve sua história manchada desse jeito incluindo o ATLÉTICO E BOTAFOGO EM???
      Se é grande não pode cair nem pra 2ª, e mesmo assim muitos caem.
      Saber q o Atlético ganhou da seleção com Pelé e companhia em 72 não faz dele um time grande?
      Saber q o atlétco juntamente com o Flamengo e São Paulo foi praticamente a base da seleção na decáda de 70 também não faz dele um time grande??
      Só lembrar a vocês q o Atlético não tem muitos títulos também por grandes ajudas arbitrarias, lembrando por exemplo Atlético e Flamengo em 81 pela libertadores. É isso aí, meu desabafo…

    • Luiz Costa disse:

      Me perdoe mas devia pesquisar mais. Botafogo e Atletico de minas tem mesmo apenas um titulo de brasileiro, e vc colocou Bahia abaixo. Só para seu governo, Bahia tem 2 titulos de Brasileiro, 59 e 88, e 3 vices, 61, 63, e 69. Participou de 4 libertadores tendo chegado a ficar entre 4 melhores e 6 melhores.. Tem 44 titulos estaduais,e 3 regionais . Tem a maior torcida do norte e nordeste, durante anos a melhor media depublico em jogos, mesmo quando esteve no fundo do poço na serie c, levando uma média histórica de 40,000 por partida, jogando serie C e com ingresso mais caro que da serie A, com Flamengo fazendo promoção. Infelizmente, em 2007 perdeu a Fonte Nova interditada por causa da queda da arquibancada que matou 7 pessoas, deixando de jogar num estadio para mais de 60 mil, tendo que ir para Pituaçu com capacidade para 32.000. Mesmo assim em 2011 ganhou a torcida do Bahia o titulo de torcida de ouro, com média de 30.000 por jogo na serie A, sendo superado apenas pelo glorioso Santa Cruz do recife, com media de mais de 30.000 na serie C, mas com ingressos muito baratos. Resumindo, Bahia, primeiro campeão do Brasil, primeiro na libertadores, venceu o time de pelé, didi, e tantos outros. Merece respeito o Esporte Clube Bahia. As mas gestões levaram o Bahia ao fundo do poço, por 10 anos, mas com a queda dos bandidos que estavam destruindo o clube, e a ascensão da democracia tricolor, que foi eleita pelos socios em eleição direta, inédita no Brasil, o Bahia vai voltar a ser grande, volta a jogar na nova Arena Fonte nova, e pode escrever, vai voltar a ter , apesar de apenas 55 mil lugares, os maiores publicos dos jogos, e tambem voltara a figurar entre os grandes. A mudança começou e ja conta com quase 30 mil sócios (antes eram menos de 2 mil), e não demora 50 mil, superando muitos dos falados grandes do Sudeste.

  13. Fernando Marques disse:

    Esta errado !!! os times do paraná não tem mais influencia no Brasil doque os de Pernambuco!

    e o SPORT É MAIOR DE BAHIA ATLETICO PR GUARANI GOIAS E ESSES OUTROS AI. SEM LÓGICA ISSO! A CBF NÃO TEM MORAL PRA NDA!

    • gabriel disse:

      kkkkkkkk essa foi boa ! os clubes do parana sao muito maiores! nem de loge podem ser comparados com esses timinhos ai!antes de falar observe a estrutura ,torcida,titulos…

      • tennyson disse:

        quem vc chama de timinho? o coritiba foi o campeão brasileiro mais ridiculo da historia, jogou menos , teve saldo de gols negativo,foi favorecido por juiz contra ATL.MG,e ainda perdeu duas finais de copa do brasil seguidas. quem é timinho?

      • Dedel disse:

        Sr for falar de torcida vcs tão lascados.

  14. elinor disse:

    Tem gente que fala muita bobagem, GRÊMIO e INTER já forão campeõs cada um de duas libertadores e també cada um campeão mundial interclubes. Fala sério, se não entende de futebol não comenta. Esses dois clubes não são grandes mas sim GIGANTES.

  15. Acho que deveriam classificar a grandeza dos Clubes considerando os títulos Nacionais e Internacionais que eles ganharam numa margem de 15 anos , sendo assim , no Rio de Janeiro , o maior seria o Vasco da Gama , em São Paulo , São Paulo F.C e Corinthians , em Minas Gerais , Cruzeiro , no Rio Grande do Sul o Internacional , mas não contam os estaduais , porque tem times com 40 ou até 50 estaduais por esse Brasil , mas a ordem nacional pelos títulos conquistados ao longo de toda a história dos Clubes seria ;
    1-São Paulo F.C-SP
    2-Santos F.C SP
    3-Grêmio RS
    4-Internacional S.C RS
    5-Flamengo RJ
    6-Vasco da Gama RJ
    7-Palmeiras SP
    8-Cruzeiro MG
    9-Corinthians SP
    10-Fluminense RJ
    11-Botafogo RJ
    12-Atlético Mineiro MG
    13-Bahia BA
    14-Atlético Paranaense PR
    15-Sport RE
    16-Coritiba PR
    18-Guarani SP

  16. Anderson Lara, Caçador-SC disse:

    Ja foi muito falado sobre titulos e torcida. Mesmo sendo Colorado, nao quero me valer apenas de titulos. Ainda falta citar o fator financeiro, no qual os maiores clubes atualmente, de acordo com seu patrimonio ( que é que mais importa nesse caso ) sao:
    1º Internacional: 436 milhoes
    2º Sao Paulo: 230 milhoes,
    3º Atletico Paranaense: 143 mihoes,
    4º Atletico Mineiro: 124 milhoes,
    5 ºCorinthians: 62 milhoes,
    6º Bahia: 33 milhoes

    Mas ainda assim, para mim o que mais importa nao é o numero de torcedores, os titulos ou sua riqueza financeira, o que realmente impora é o que representa o clube, sua alma, sua identidade ( que a maioria nao tem, vendem valores morais pelo dinheiro, so se importam com o dinheiro hoje,) por isso escolhi torcer pelo Inter, que na minha visao, é o clube que mais bem representa sua tradição, preza por valores e mantem-se sempre com a mesma cara.

  17. bruno disse:

    meu o santos não nem para estar nesta lista, o santos esta entre os maiores do mundo!!!

  18. Gilvan disse:

    Anderson Silva. Você conhece realmente o futebol brasileiro? Vejamos : quando diz que o Santa Cruz é time médio e que o Santa Cruz foi escolhido para representar pernambuco na Copa União. Errado meu caro ninguem . Foi pelo rankig da CBF , nas decadas de setenta e oitenta no campeonato brasileiro , no Norte e Nordeste só dava Santa Cruz e Bahia. Inclusive o Bahia foi campeão e o Santa Cruz foi semi-finalista e manteve-se a frente de muitos ditos clubes grandes.O Santa Cruz teve inclusive o artilheiro do campeonato brasileiro de 1973 o grandioso Ramon, que depois foi para o Vasco da Gama.Mas com a criação do maldito Clube dos Treze foi que alguns clubes foram renegados a propria sorte , como foi o caso do Santa Cruz , que em detrimento a sua colocação no ranking da CBF e conquistado no campo de jogo .e por imposição da maldita dona do Brasil (REDE GLOBO) e influência política , fomos jogados as traças . Temos em Pernambuco tres clubes que se equivalem em torcida e patrimônio, mas estes dois canceres do futebol brasileiro (CLUBE DOS TREZE/REDE GLOBO) discrimina Santa Cruz e Nauitico , oferencendo ao Sport fortunas enqunto nós não recebemos nada, temos tambem a torcida mais fiel do mundo ,a do Santa Cruz lider de renda em todo o Brasil e quem sabe do mundo.Como montar equipes fortes para competir com estes dois gigantes do mal. Mesmo assim aos trancos e barrancos Santa Cruz e Nauitico sobrevive e as vezes conseguimos ganhar um titulo estadual,mas com a fortuna que o co-irmão recebe é quase impossivél enfrenta-lo.Mas eu digo tambem que a discriminação não é só com nós de Pernambuco não, Os clubes do Ceará :Fortaleza (Duas vezes vice-campeão brasileiro) Ceará .No Pará :Remo e Paissandu, todos clubes de massa que sobrevivem por conta de suas torcidas que são fieis .Eu afirmo aos dois gigantes do mal , que não existe bem que não acabe , nem mal que seja prá sempre. Um já está acabando (Clube dos Treze) o outro (Rede Globo) já apareceu a Record que já tomou dela as Olimpiadas e assim o mal será banido do Brasil. Torcida destes clubes que citei não desista , proteste e se associe ao seu clube, pois só assim os políticos deste país mudarão as leis que acabem com os privilégios de alguns .Eu não desisto nunca e o Santa Cruz no momento não é o maior , mas tambem não é o menor, voltaremos a primeira divisão e a torcida fará a diferença apoiando nosso clube que é Bi-campeão Pernambucano contra os tres: Sport/Globo/Clube dos Treze.

    • Gilvan

      A idéia do Anderson não vou apequenar nenhum clube, mas traz para o debate quais são os maiores clubes.

      Já tivemos diversos comentários sobre clubismo aqui, mas o que o Senhor trouxe é verdade, o clube dos 13 e a Rede Globo acabaram e ainda continuam atrapalhando o futebol nacional.

    • EU NÃO DISSE NADA SOBRE O SANTA CRUZ TER SIDO ESCOLHIDO KKKKK

    • Dedel disse:

      Lider do todos com a nota kkkkk, um jogo em casa por mês na série D e depois na C e ainda dizem que é a maior média de torcida do Brasil qua qua qua… 2014 média sem o TODOS COM A NOTA (ingresso gratis) 5.000.
      Em Pernambuco é assim: O Sport é a maior torcida disparado (mesmo depois de 4, 5 anos horríveis), em seguida a Sarna e lá embaixo a Barbie, sendo que juntando as duas tricobarbies dá para se equipará com a torcida do Sport.
      No interior a torcida dos times do Sul só perdem para o Sport e isso é fato comprovado através de pesquisas.
      Média de público alta tem que ser levado em consideração o número de jogos. No mês de agosto/setembro de 2013 o Sport jogou 8 partidas na ilha do retiro, a sarna 3 no arruda.

  19. Guilherme disse:

    Cada uma que aparece aqui???? Colocaram até link de 2011 para justificar que seu clube é o maior????? kkkkkkkkkkkk Segue o link de 2012 pois afinal, estamos em 2012. http://igormaxtigrao.blogspot.com.br/2012/05/divulgada-lista-dos-20-clubes-mais.html
    Mas mesmo assim os Clubes Grandes do Brasil, são os 4 de Sampa, 4 do Rio, 2 do Rio Grande do Sul e 2 de Minas. Outros que de vez em quando participam da série A, são times grandes????? Com a palavra os amigos, sem ofensas por favor!

    • Luiz Costa disse:

      Me perdoe a ignorancia, mas Botafogo é grande em que? Quantos titulos tem, e torcida, alguem ja viu? Botafogo é grande só como azarão, e está atrás de Bahia, Atletico Pr e Coritiba. É só ver a historia. O Bahia por exemplo tem 2 títulos nacionais, 44 estaduais, 3 vices nacionais, e 3 titulos regionais. Isso é pouco? E é time do nordeste. Se fosse do Rio ou São Paulo seria chamado de gigante. Leiam e pesquisem antes de falar. Devo lembra que onde o Bahia joga leva torcida, as vezes mais que dos times da casa, como em São Paulo tem a 5ª maior torcida, só perde para os 4 da capital e o Santos. Passou por maus bocados por 10 terriveis anos, mas voltou, e voltou bem grande e renovado. Aguardem.

  20. gabriel disse:

    acho qe o atletico pr , bahia e coritiba deveriam ser considerados gigantes tamabem

  21. Valmor Vicentini disse:

    Como se pode confiar num ranck malicioso feito por gente da CBF onde o Grêmio que não ganha nada a mais de 10 anos esta na frente de São Paulo e Inter que Ganharam quase tudo o que disputaram?

  22. fagner vilar disse:

    Fluminense é menor dos 12.

  23. joao filipe bastian disse:

    é assim
    1-são paulo
    2-gremio
    3-santos
    4-flamengo
    5-palmeiras e vasco

    e ranking de torcida em milhoes
    1-flamengo 35,1
    2-corintians 25,3
    3-são paulo 17,8
    4-gremio 10,6
    5-palmeiras 8,9
    6-vasco da gama 8,0

    e os times que tão em maior crescimento ánual são
    1-santos
    2-são paulo
    3-gremio
    4-flamengo
    5-corintians
    6-palmeiras
    7-vasco

    o time com mais torcida no sul , sudeste ,norte,centro oeste e nordeste são:
    sul -gremio
    sudeste-corintians
    norte-flamengo
    nordeste-sport e flamengo
    centro-oeste – flamengo
    ranking de torcidas em 2060 os 5 primeiros
    1-são paulo
    2-gremio
    3-santos
    4-flamengo
    5-corintians

    dalhe gremio

  24. Lucas disse:

    A verdade é que esse negócio de definir qual clube é grande e qual é pequeno é uma perda de tempo,pois:
    1º o futebol oscila muito(o corinthians em 2007 foi rebaixado e hoje é campeão da libertadores)
    2º a torcida ainda é muito dividida(embora o flamengo tenha a maior torcida)e as vezes “desproporcional” em relação à “grandeza” do clube(o santa cruz que não disputa nem a série B tem uma torcida maior que a do atlético paranaense que já foi campeão brasileiro)
    3º vai e vem um novo título é reconhecido(ou não) pela CBF(nacionais de palmeiras e santos) e FIFA
    4º os clubes brasileiros estão conhecendo só agora o tal do “Marketing”,importância dos patrocinadores,por isso não é possível definir ainda o clube “mais rico” ou “mais pobre”(o flamengo no caso tem grande potencial,mas a sua receita ainda não é superior à do são paulo,inter…)
    5º o mesmo acontece no caso da estrutura(arenas,CTs…)

    Resumindo,é impossível definir qual clube é grande e qual é pequeno analisando:
    1º momento atual do clube
    2º torcida
    3º títulos
    4º receita
    5º estrutura

    Essa classificação de clube grande e pequeno da certo em alguns países da Europa(Espanha,Itália,França,Inglaterra,Alemanha…),pois:
    1º a extensão territorial não permite uma grande variedade de clubes(os países tem o tamanho dos estados brasileiros)
    2º pela menor quantidade de clubes a torcida também “se foca” em um número menor de times
    3º o modelo de “pontos corridos” já está a mais tempo nesses locais(é muito difícil existir um titulo ainda não reconhecido)
    4º a receita dos grandes clubes é infinitamente superior à dos pequenos clubes(o marketing é trabalhado a muito mais tempo)
    5º os grandes clubes tem arenas,CTs todos completos(com exceções)
    6º o futebol também oscila,mas não igual ao brasileiro(onde é muito comum os grandes clubes serem rebaixados)

    RESUMINDO:TALVEZ SÓ COM O TEMPO SEJAM DEFINIDOS OS GRANDES CLUBES BRASILEIROS(QUE SERÃO MUITO MAIS DO QUE 4 0U 5 COMO NO CAMPEONATOS EUROPEUS),MAS O CERTO HOJE É AVALIAR OS MELHORES DE CADA ESTADO(QUE TEM O TAMANHO DE PAÍSES)

    MINHA OPINIÃO:
    1º OS GRANDES CLUBES BRASILEIRO SÃO 12(4 GRANDES DE SP,4 GRANDES DO RIO,2 GRANDES DE MINAS,2 GRANDES GAÚCHOS)
    2º OS MÉDIOS CLUBES BRASILEIROS SÃO 18(CORITIBA,ATLÉTICO PR,FIGUEIRENSE,AVAÍ, CRICIÚMA,PORTUGUESA,PONTE,GUARANI,AMERICA MG,BAHIA,VITÓRIA,SPORT, NÁUTICO,SANTA CRUZ,GOIAS, ATLÉTICO GO,REMO,PAYSANDU)
    3º A SOMA DOS CLUBES GRANDES+CLUBES MEDIOS=40(SOMA DA SÉRIE A + SÉRIE B)(A PARTIR DA SÉRIE C APARECEM OS CLUBES PEQUENOS(COM ALGUMAS EXCEÇÕES)

    • Lucas disse:

      obs.:é perda de tempo discutir e definir agora,mas deixei minha opinião

    • ATSOM ALVES disse:

      VOCE TA DE BRINCADEIRA MEU AMIGO QUERER COMPARAR CORITIBA O ATLETICO PR COM AVAI E FIGUEIRENSE COM TODO RESPEITO COM O FUTEBOL DE SANTA CATARINA MAS CORITIBA E ATLETICO PR ESTAO 100 ANOS LUZ NA FRENTE DOS CATARINENSES

  25. Ponte-Pretano disse:

    Parem de levar preferências em conta. Isso são fatos e não algo como ”mimimi, torço pro Botafogo-SP então ele é Gigante!”. Por favor, né.
    Na minha opinião:
    Corinthians, Palmeiras, Santos, São Paulo, Flamengo, Fluminense (que, aliás, vem crescendo bastante nos ultimos anos, próximo de uma Libertadores e do Tetra, etc), Vasco, Grêmio, Internacional, Cruzeiro, Botafogo e Sport. Não em ordem. Não cito Bahia ou Guarani pela carência de títulos nacionais na atualidade, o que reprime as glórias destes times no passado. Sport só tá aí por ter um bom numero de títulos nacionais. Botafogo, tenho minhas dúvidas.
    Minha Ponte é apenas média-baixa, sinceramente.

    • aliew2 disse:

      Cara para de ser ingênio num nordeste brasileiro só existe um clube grande Bi-campeão Brasileiro, e 3 vezes vice do Brasil… primeiro clube representar o Brasil numa libertadores, e único que derrotou o todo poderoso Santos de Pelé etc. Porra vc ainda vem dizer que o Sport grande tema mais títulos que o Bahêa! A proposito o Bahêa o maior do Norte-Nordeste do Brasil, é clube nordestino quem mais vezes disputou primeira de visão do futebol brasileiro, clube esse que ajudou construí os clubes dos 13, treze grandes clubes do Brasil, os quartos grandes de SP, os quartos grandes do RJ, os dois de MG, os dois do RS, e UM da Bahia… Quem é este clube da da Bahia?
      Me desculpa não sei qual é sua idade, mas o futebol é história e tradição. Ok?
      Saudações!

  26. lucas matheus disse:

    galera na boa,o são paulo é o melhor time do brasil,não só nos titulos mas na estrutura,revelar jogadores e etc……..
    -é o único time do brasil a ganhar 3 mundiais e o primeiro a ganhar 3 libertadores.
    -e o único legitimo hexacampeão brasileiro,pois o palmeiras e o santos ganharam outros torneios
    -possui o maior estadio particular no brasil
    -o melhor estadio do brasil, pois o morumbi: se localiza numa área nobre de são paulo,possui diversos bares,restaurantes,cinemas,teatro,e etc……………
    -possui um reffis onde é centro de referencia de diversos jogadores europeus
    -possui uns 3 centros de treinamentos
    -é um clube de elite.
    -possui uma das maiores torcidas do mundo
    -segundo a IFFHS, órgão de estatística reconhecido pela a fifa,o são paulo é o 18° melhor clube de todos os tempos,o primeiro entre os brasileiros e o segundo melhor clube da década atrás apenas do boca juniors
    -revelou diversos jogadores como: kaká , luis fabiano ,cafú , muller , julio batista , denilson , fabio aurelio , diego tardelli , caio , kleber entre muitos outros

  27. Pingback: RESULTADOS – Loteca (529) | Boteco dos Boleiros

  28. antoniel disse:

    o bahia merece respeito por ser bi campeao brasileiro! mais muitas pessoas n respeita se o bahia foce do rio de janeiro ou de sao paulo o bahia teria uma libertadores mais somos do nordeste e queremos respeito pq somos 13 dos grandes com 3,5 milhoe de torçedores e bahia sempre serar um grande ….

  29. antoniel disse:

    O bahia e esporte sao grandes times do futebol brasileiro eu como torçedor do bahia e jogador da base do bahia! se eu for um jogador profisional eu vou dar samgue pro meu time galhar uma libertadores pra o bahia huminhar esses cara o bahia é maior q o galo é maior q o botafogo é maior que todos os times do nordeste é maior que aguns times do sul, eu sou bahêea e eu sou grande sim e quem nao gostou n posso vz nada vamos galhar um libertadores com fé em deus

  30. Pingback: RESULTADOS – Loteca (531) | Boteco dos Boleiros

  31. Nathan Machado disse:

    Acho que o Anderson não gosta muito do Goiás,tampouco conhece sua história! kkkkk
    Compará-lo ao Atlético Goianiense é semelhante a comparar uma nota de R$ 50 com uma moeda de R$ 0,50.
    Goiás é o único finalista de uma competição internacional (Copa Sulamericana) da região Centro-Oeste,tem a oitava melhor estrutura do país,é o 15º clube no Ranking CBF,detentor dos maiores titulos estaduais e regionais,além da maior torcida de um clube do Centro-Oeste,além de possuir 35 participações no campeonato brasileiro,boa parte delas na parte de cima da tabela,chegando a Copa Libertadores no ano de 2006,sendo vice da Copa do Brasil em 1990,além de campanhas de destaque nos Brasileiros de 1979,1983,1996,2004,2005 e 2009.Enfim,o Goiás tem tudo que os clubes campeões brasileiros fora do eixo possuem,só não possui ainda um título de destaque.

  32. Pingback: RESULTADOS – Loteca (532) | Boteco dos Boleiros

  33. ATSOM ALVES disse:

    PRA MIM OS CONCIDERADOS GRANDES DO FUTEBOL SAO OS 4 DO RIO OS 4 DE SAO PAULO OS 2 DO PR OS 2 DO RS OS 2 MG O BAHIA E O SPORT RECIFE

  34. ATSOM ALVES disse:

    CORITIBA O UNICO TIME DO BRASIL QUE FICOU 30 JOGOS SEM PERDER PRA NINGUEM

  35. André disse:

    cezinha meu caro, vai estuda antes de vir aqui fala bestera! o atlético PR tem 20 estaduais mais um super paranaense e nao é fruto da fusão de vários times do estado, mas sim de apenas dois: internacional e américa.

  36. Pingback: RESULTADOS – Loteca (533) | Boteco dos Boleiros

  37. eder disse:

    Morei em Curitiba 2 anos e percebi que infelizmente o fato é que … paranaense não time pra torcer!!!

    • eder disse:

      vc anda pelas ruas de curitiba e encontra mais pessoas com camisas de grêmio, são paulo , corintians.. do que os próprios times do estado. Chega a ser cômico e inacreditável, mas é verdade.

      • PAULO K disse:

        Eder…assim como vc muita gente vem de fora para trabalhar aqui em Curitiba, acredito que dos dois milhões de habitantes da Grande Curitiba apenas metade seja Curitibano de fato. Natural que apareçam muitas camisas de outros times por aqui. NÓS TEMOS SIM TIME PARA TORÇER…respeito é bom e nós gostamos, são times tradicionais do futebol Brasileiro, principalmente o Coritiba com seus 103 anos de história. Cômico é uma pessoa vir aqui para trabalhar por dois anos e não ver a grandiosidade que Coritiba e Atlético -Pr representam ao estado, uma das maiores rivalidades do futebol Brasileiro.

      • coxaaaaaaaaaaaaaa disse:

        eder o futebol pra curitibano ta em segundo plano,,tem outras prioridades,futebol não coloca comida na mesa e nem forma uma pessoa para o mundo…nós curitibanos não queremos pão e circo.

      • arley sabino disse:

        quando eu fui la em curitiba eu vi mais palmeirense e corintiano vleu????

    • coxaaaaaaaaaaaaaa disse:

      ainda bem que foi embora.

  38. Pingback: RESULTADOS – Loteca (534) – LUCIEN BRITO CAMPEÃO | Boteco dos Boleiros

  39. Pingback: RESULTADOS – Loteca (535) | Boteco dos Boleiros

  40. Marcelo disse:

    Os melhor Times Do Futebol Brasileiro estão em São paulo os 4 grandes de SP tem Libertadores Mundial e Brasileiro, e Sem Falar Do Spfc Quem Tem 3 Libertadores 3 Mundiais e 6 Brasileiros, antes q vc me pergunte vc esta falando isso pq mora em sp , ñ eu Sou do Rio e na minha opinião spfc , corinthians , palmeiras, e santos , são os 4 Melhores Times do Brasil!

  41. Pingback: RESULTADOS – Loteca (536) | Boteco dos Boleiros

  42. jose16lima disse:

    pra min parece justo em geral

  43. Pingback: RESULTADOS – Loteca (537) | Boteco dos Boleiros

  44. Pingback: RESULTADOS – Loteca (538) | Boteco dos Boleiros

  45. jonas souza disse:

    pra min os melhores do brasil ,,,são paulo,corinthians,palmeiras e santos..

  46. Adriel salles disse:

    Oq vc axa do Paysadu?

  47. mamedes disse:

    vc todos só falam balela,o atletico pr é o time pioneiro em ter por varios anos o melhor ct ,a primeira arena na america,e uma politica pé no chão pagando menos que os outros clubes,mais em dia, e se preparando para o futuro,pq vc já pararam para analizar o futebol brasileiro daqui 10 anos,hoje todos endividados até o pescoço sem pensar no futuro,naumvai longe essa farra de dever e naum pagar,ai naum vai adiantar ter torcedor,ter juiz apito amigo,ter puxa saco nas teves nada mais vão tirar do buraco esse endividados naum presisa ir longe em 10 anos,flamengo e vasco naum são grandes,ja naum consegue pagar mais ninguem ai vc analisa a festa da grana,quem se prepara hoje amanha vai dominar!!!!!!!!!!!!

  48. sou baiano e acompanho futebol desde 1980 e já vi grande jogos pelo brasileiro, agora só um doente pra falar que o galo não pode ser considerado grande, o timão só veio a ganhar uma libertadores agora, e só por isto não era grande. timão e galo são pra mim as duas torcidas mais apaixonadas do Brasil e mesmo se os dois times não tivesse nehum titulos seria gigantes do futebol Brasileiro.

  49. Georgiton disse:

    Concordo plenamente, mas pergunto, de todos esses grandes, na suas opines, quem é o maior de todos?

  50. tennyson disse:

    cara com o dinheiro que os times do sul e sudeste. recebem, Sport e Bahia seriam campeões do mundo. Dinheiro e erros de arbitragem como mostra a historia. quero ver os chamados gigantes serem campeões sem juiz ajudando e o dindin da globo. sport e Bahia ganharam titulos jogando bola e não pra dar ibope pra globo. Pelo Sport tudo!

  51. Rodrigo Jacomini disse:

    Concordo em maior parte mas discordo em certos pontos. Eu acho Coritiba, Atletoco PR e Bahia grandes clubes, mas n acho o Botafogo um grande clube pois vive de um brasileirao q foi conquistado com erros de arbitragem e tem esse estatus apenas por causa da exposiçao da midia. Nos medios para grandes estaria: Sport, Botafogo, Vitoria e Goias. Nos medios eu só trocaria Avaí por Bragantino, visto q o Braga já foi vice campeão brasileiro.

  52. alexandre disse:

    Agora o galo é campeão da libertadores!!!! sempre foi grande, foi um dos times ,senão o mais prejudicados no Brasil por arbitragens absurdas ao longo da história.torcida maravilhosa!!!
    merece muito mais !!! quem não se lembra do invicto galo de 1977? e o de 1980? e o de 1981?
    a maior média de gols em um campeonato brasileiro foi de Reinaldo!!!Agora quem vai se esquecer da conquista da libertadores 2013? A mais emocionante da história!!! Valeu galão!!!
    Time grande!!!

  53. José Willian Santos Genowski disse:

    O Atlético Paranaense 13 do rank da CBF num dos piores anos vez que ganhou o Brasileirão em 2001 então que lugar ele ficara quando estiver bem no campeonato eo Coritiba só ganha paranaense e chega na final da copa do Brasil pelo menos o Furacão chegou na final da copa libertadores então o Atlético e o maior clube Paranaense

  54. Rodrigo Jacomini disse:

    Acho seu ranking valido mas não concordo em tudo. Atlético PR está em os times grandes. O Goias e Guarani deveriam estar entre os médios para grandes e mais outras coisinhas pois faltou alguns times nesta lista de médios.. Mas está legal.

  55. Fernando Marlos disse:

    Meu amigo, quem entende de futebol sabe que o Goiás e disparado o maior clube do Centro-Oeste Brasileiro, com uma torcida gigante, é considerada a maior da região, também tem disparada a maior estrutura, a maior quantidade de títulos, maior tradição e com a camisa mais respeitada. O resto dos clubes, brigam por baixo pela segunda posição.

  56. Fernando Marlos disse:

    Respeito, mas não concordo com a sua classificação, achei muito superficial.

    Para ter uma classificação mais justa, eu dividiria em 8 níveis o tamanho dos clubes brasileiros, colocando os 20 clubes que fazem parte do Clube do 13 (são considerados os maiores clubes do brasil por causa da sua influencia política e também são os que mais recebem dinheiro das cotas de TV) no primeiro e segundo nível, então ficaria mais ou menos assim:

    Primeiro nível – Flamengo, Corinthians, São Paulo, Palmeiras, Vasco, Grêmio, Cruzeiro, Internacional, Santos, Fluminense, Atlético MG e Botafogo.

    Segundo Nível – Atlético PR, Coritiba, Goiás, Bahia, Vitória, Sport, Guarani e Portuguesa.

    Terceiro nível – Ponte Preta, Náutico, Santa Cruz, Fortaleza, Ceará, Vila Nova GO, Atlético GO, Paysandu, Remo, América MG, América RN, ABC, CRB, Avaí, Figueirense, Criciuma, Paraná, Juventude, Caxias, São Caetano e Joinvile.

    Quarto nível – Brasiliense, Gama, Sampaio Correa, Moto Clube, Treze PB, Campinense, ASA, Rio Branco AC, Mixto MT, Santo André, Bragantino, Botafogo PB, CSA, Londrina, Paulista, etc.

    Quinto nível – Nacional AM, Flamengo PI, Sergipe, Fluminense BA, Salgueiro, Boa Esporte, Volta Redonda, Duque de Caxias, CRAC GO, Anapolina, Chapecoense, Luverdense MT, Rio Branco ES, Desportiva ES, Operário MS, Comercial MS, Cuiabá, Brasil de Pelotas, Botafogo de Riberão Preto, Grêmio Barueri, Operário MT, Mogi Mirim, etc.

    Sexto nível – São de equipes que disputam a primeira divisão dos seus estaduais, mas quase não participam de campeonatos nacionais.

    Sétimo nível – São de equipes que disputam divisões inferiores dos seus estaduais.

    Oitavo nível – São de equipes amadoras ou semi profissionais.

  57. Ricardinho disse:

    olá. na minha opinião, vamos dividir os times em grandes, médios e pequenos.
    os grandes do futebol brasileiro são os doze grandes, ou como eu costumo falar, a dúzia gigante.
    no futebol tudo conta e tudo é importante, desde a torcida, história, tradição, títulos conquistados, ( do estado, regionais, nacionais e internacionais ). conta também a estrutura, jogadores, média de público e tudo mais.
    Times Grandes:
    por ordem alfabética:
    Atlético Mineiro;
    Botafogo;
    Corínthians;
    Cruzeiro;
    Flamengo;
    Fluminense;
    Grêmio;
    Internacional;
    Palmeiras;
    Santos;
    São Paulo;
    Vasco da Gama.
    Times médios:
    Atlético Paranaense;
    Avaí;
    Bahia;
    Ceará;
    Clube do Remo;
    Coritiba;
    Criciuma;
    Figueirense;
    Fortaleza;
    Goiás;
    Guarani de Campinas;
    Náutico;
    Paraná Clube;
    Payssandu;
    Ponte Preta;
    Portuguesa;
    Santa Cruz;
    Sport Recife;
    Vitória da Bahia.
    times que estão entre entre os pequenos e os médios:
    ABC de Natal;
    América Carioca;
    América Mineiro;
    América Potiguar;
    ASA;
    Atlético Goianiense;
    Auto Esporte;
    Bangu;
    Botafogo da Paraíba;
    Botafogo de São Paulo;
    Bragantino;
    Brasiliense;
    Campinense;
    Caxias;
    Confiança;
    Comercial de Ribeirão Preto;
    CRB;
    CSA;
    Duque de Caxias;
    Ferroviária de Araraquara;
    Ferroviário do Ceará;
    Gama;
    Grêmio Maringá;
    ICASA;
    Ipatinga;
    Joinville;
    Juventude;
    Juventus Paulista;
    Londrina;
    Macaé;
    Olaria;
    Paulista de Judiaí;
    Rio Branco do Acre;
    Salgueiro;
    Santo André;
    São Caetano;
    Serjipe;
    Treze;
    Vila Nova de Goiás;
    Volta Redonda.
    é isso aí galera.

    • mamedes disse:

      ola ricardinho não sei onde vc mora,em que estado e nem que time torce,mais uma coisa é fato,nem precissa ser torcedor do atletico pr, pra saber que é um time anos luz em relação aos grandes que vc fala ,como vc que comparar o atletico pr com botafogo,pare me amigo é só ve nos ultimos 13 anos foi campeão brasileiro2001,vice 2004 e vice da libertadores ,e isso porque o são paulo tremeu em joga na arena,ai te digo mais, esses times que vc relacionou,como grandes muitos deles em pleno seculo xxi nem tem um centro de treinamento adequado,ai eu te digo o time pioneiro no brasil em ter o melhor centro de treinamento do brasil,a primeira arena das america em fim isso desde 1998,ai meu amigo fazer uma lista dessa é pra acabar mesmos ,se todos que conhecem um pouco de futebol que comentar, vai concordar comigo.A É O UNICO TIME DO BRASIL QUE NÃO DEVE DIGA DE PASSAGEM.

  58. o disse:

    e os restantes times, são todos pequenos.

  59. andre disse:

    Cara, fico abismado com tanta bobagem! Esse ranking de clubes, fora aquilo que a CBF e a FIFA entendem, deve ser observado a partir da lógica das maiores torcidas a nível nacional. Sendo assim, temos apenas 2 grandes clubes com essa característica: Vasco da Gama e Flamengo. Os demais clubes possuem fãs em seus estados ou são regionalizados, sem uma massa torcedora a nível nacional, incomparável àqueles dois citados acima. Duvidam? Conheçam o Brasil, viajando, e poderão ser testemunhas in loco dessa afirmação. Todos os demais clubes “grandes” têm história de campeonatos recentes, que em nada abalam o prestígio e status dos rivais cariocas. O que tem acontecido atualmente é o envolvimento de política e futebol, que deram mais prestígio do que merecem a SPFC, Corinthians Paulista, etc, etc…

  60. Luiz Costa disse:

    Alguem pode me dizer porque o Botafogo é grande? Um titulo nacional, uns poucos estaduais, e umas pouquíssimas participações na libertadores. Só se foi por ter tido Garrincha, Zagalo, ou outro jogador qualquer. Não tem torcida, não tem CT de qualidade. Afinal, quem é o Botafogo, pra ser grande e Bahia médio (com 2 titulos nacionais). É simples, é time do Rio, sudeste, e se fosse do nordeste vcs estariam dizendo que era medio pra pequeno. E se Bahia fosse do Rio ou Sampa seria gigante. Kkkkkk. Piada seus comentarios.

  61. Tiago Carvalho disse:

    Sou torcedor do Náutico e venho aqui dizer que somos o maior do Nordeste, o problema do Náutico é administrativo, onde só entra bandido e deixam enormes rombos nos cofres. Mais esse ano é ano de dar a volta por cima e podem ter certeza que estaremos de volta a série A no próximo ano. Pois a família que roubava nosso clube saiu e vamos ser o clube com maior quantidade de sócios em Pernambuco. Saudações Alvirrubras.

  62. Filipe disse:

    Eu concordo com você eu sou torcedo do EC Vitória e acho que a sua avaliação está bem colocada!

  63. Savio disse:

    Pra mim os times grandes do brasil hoje sao atletico-mg , cruzeiro , gremio , internacional , flamengo , vasco , botafogo , sao paulo , corinthians , palmeiras , santos ea melhor torcida a mais fanatica ea do gremio!!!

  64. Savio disse:

    Ou podemos nomear os times grandes aqueles q tem mundial de clubes como gremio , sao paulo , santos , corinthians entre outros e os q nao tem mundial sao times medios como atletico-pr , atletico-mg , coritiba , bahia , fluminense e botafogo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s